Conhecendo os diversos tipos de açúcar

sugar, sweet, cubes-5040276.jpg
Foto: Pixabay:

Se eu consumir açúcar eu vou engordar?  

Na realidade não é só o açúcar adicionado nos cafezinhos ou nos sucos, que são os vilões que acabam aumentando o peso corporal mas sim o consumo em demasia de alimentos que contenham principalmente açúcar refinado em sua composição, doces em geral, sucos artificiais e outros alimentos ultra processados.

As principais diferenças entre os açúcares estão no gosto, na cor e na composição nutricional e são estes fatores que devem nortear o consumo deste ingrediente tão presente na alimentação da população.

Açúcar Cristal: é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes e passa por refinamento onde cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados.

Açúcar Demerara: passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, com alto valor nutricional, sendo a melhor opção, a forma orgânica.

Açúcar refinado: Mais conhecido como açúcar branco é o mais utilizado. Em seu processo de refinamento são acrescentados alguns aditivos químicos como o enxofre para dar a coloração branca, neste processo algumas vitaminas e minerais também são eliminados.

Açúcar mascavo: é a forma mais bruta da extração do açúcar da cana. Como não passa pelo refinamento apresenta cor mais escura e sabor mais encorpado. São preservados minerais como o cálcio, zinco, magnésio, potássio e vitaminas.

Açúcar light: É uma mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como a sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. É menos calórico que o açúcar comum, porém deve ser consumido com cautela.

Açúcar de coco: é um substituto do açúcar da cana, não passa por refinamento nem adulteração, não contém conservantes e possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além das vitaminas B1, B3, B6 e apresenta baixo índice glicêmico.

Agora que você já conhece as características de cada um, fica mais fácil escolher aquele que melhor se adequa à sua prática alimentar aliando sabor e saúde.

Texto: Nutricionista Dra. Dulce Carvalho 

FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde/Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa