Samba: Conheça a origem de um dos ritmos mais populares do país

Composto por instrumentação de violões, cavaquinho e percussão variada, o estilo musical se originou dos escravos e hoje é aclamado por muitos

Foto: Reprodução Freepik

Iniciado no Brasil no começo do século XX, e reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um grande e importante símbolo do país, o Samba é considerado também como expressão cultural e patrimônio imaterial brasileiro. O estilo musical começou a ser realizado nas comunidades afro- brasileiras sobre alguns lugares do estado do Rio de Janeiro. O samba teve sua origem pelos escravos que chegavam da África vindo para o Brasil. Antigamente, os batuques tinham suas relações com elementos religiosos que conseguiam se comunicar pela música, dança, percussão e até os movimentos do corpo.

O primeiro samba da história foi a canção: “Pelo Telefone” de Donga, o qual foi considerado o primeiro a ser registrado e gravado, completando mais de 100 anos. Em 2016, a música ganhou uma exposição na Biblioteca Nacional como uma homenagem.

Já o Samba de roda se iniciou em 1860, e teve como base a formação do samba carioca. O samba de roda surgiu em Pernambuco com influências dos sons africanos e indígenas.

Uma das maiores curiosidades sobre o tema, é que antigamente o Samba era ligado à cultura negra, sendo mal vista pela sociedade. As pessoas que cantavam e dançavam o estilo, poderiam até ir para a prisão. Somente no início dos anos 40, é que o estilo musical passou a ser percebido como símbolo nacional. Muitas pessoas não sabem, mas o dia do Samba é considerado dia 02 de dezembro.

Atualmente, o Samba é amado por muitos brasileiros e aclamado internacionalmente. Alguns dos grandes nomes do Samba são: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Alcione. O fato é, que o Samba é extremamente relevante para a cultura do país, além de fazer parte da identidade do brasileiro.

Texto por: Jeniffer Alves

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jeniffer Alves