Olimpíadas de Tóquio: Brasil bate recorde de medalhas e termina os Jogos na 12° colocação no quadro geral

Relembre os medalhistas da segunda e última semana desta edição das Olimpíadas

Medalhista da segunda semana das Olimpíadas de Tóquio 2020. Foto: Divulgação

As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim neste domingo (08), e o Brasil desfrutou de ótimos momentos durante esses 15 dias de competição. O Grupo Sampa informou sobre as 7 medalhas que os atletas haviam conquistado na primeira semana dos Jogos, e nesta semana, a delegação brasileira recebeu mais 14 medalhas em diversas modalidades.

Com o total de 21 medalhas (sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze), o Brasil terminou as Olimpíadas de 2020 na 12°colocação, sendo a melhor campanha do país em todas as edições. 

Confira as 14 medalhas conquistadas pelo Brasil durante a última semana dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020:

Rebeca Andrade

Tendo conquistado uma medalha de prata pelo individual geral na Ginástica Artística, Rebeca Andrade foi campeã olímpica pelo salto, com média de 15.083 pontos. Com essa conquista, Rebeca foi a primeira brasileira a receber uma medalha de ouro na modalidade nas Olimpíadas. Com essa participação histórica, a ginasta foi convidada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser a porta-bandeira do país no encerramento dos Jogos.

Luisa Stefani e Laura Pigossi

A dupla de tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi trouxeram a primeira medalha do Brasil na modalidade na história das Olimpíadas, conquistando o bronze após vencerem as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova por 2 sets a 1.

Bruno Fratus

Com a marca de 21s57, Bruno Fratus conquistou a medalha de bronze pelos 50m livre na natação. Nesta modalidade, o norte-americano Caeleb Dressel foi o campeão olímpico e o francês Florent Manandou ficou com a medalha de prata, estando a apenas dois centésimos de vantagem de Bruno.

Pedro Barros

Nesta semana, após a participação dos brasileiros na modalidade street do skate, chegou a vez dos skatistas na modalidade park estrearem nas Olimpíadas de 2020. Na última quinta-feira (05), Pedro Barros conquistou a medalha de prata pelo skate park masculino, após obter 86.14 como nota. Além do medalhista, outros dois brasileiros estiveram na final, sendo Luiz Francisco, que ficou com a quarta colocação, e Pedro Quintas, que fechou em oitavo.

Thiago Braz

Recordista e campeão nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, Thiago Braz conquistou a medalha de bronze no salto com vara. O atleta alcançou a marca de 5,87m e subiu ao pódio ao lado do sueco Armand Duplantis e do americano Christopher Nielsen.

Martine Grael e Kahena Kunze

Nas águas da Ilha de Enoshima, Martine Grael e Kahena Kunze foram bicampeãs olímpicas na classe 49erFX da vela. As brasileiras ficaram em terceiro lugar na última regata, mas como as adversárias que competiam direto pelo título, as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, e as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke, não conseguiram uma melhor colocação, a dupla conquistou a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva.

Abner Teixeira, Hebert Conceição e Beatriz Ferreira

No ringue, o Brasil conquistou 3 medalhas. 

Abner Teixeira faturou a medalha de bronze na semifinal do boxe na categoria peso pesado masculino (81 a 91 quilos). Já o baiano Hebert Conceição se tornou campeão olímpico na categoria até 75kg após nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzniak no terceiro assalto. Por fim, Beatriz Ferreira conquistou a medalha de prata, na categoria até 60kg, após a derrota para a irlandesa Kellie Harrington.

Alison dos Santos 

Além de conquistar os brasileiros com sua simpatia, Alison dos Santos, mais conhecido como Piu, faturou a medalha de bronze na prova dos 400m com barreira. Piu realizou a prova em 46s72, sendo o quarto melhor tempo da história da modalidade.

Isaquias Queiroz

Com 27 anos de idade, Isaquias Queiroz conquista sua quarta medalha nas Olimpíadas. Na prova dos C1 1000m da canoagem velocidade, o baiano foi campeão olímpico, com o tempo de 4m04s408. O velejador está entre os maiores medalhistas do país e tem o objetivo de se tornar o brasileiro com mais conquistas nas Olimpíadas.

Seleção Masculina de Futebol

Após a conquista do título inédito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a seleção masculina de futebol se tornou bicampeã olímpica no último sábado (07). Na cidade de Yokohama ─ localizada no sul de Tóquio ─ o Brasil derrotou a Espanha por 2 a 1, com gols de Matheus Cunha, no tempo normal, e Malcom, na prorrogação.

Ana Marcela Cunha

Mais um ouro veio das águas de Tóquio, dessa vez, foi com Ana Marcela Cunha, na maratona aquática. Pentacampeã mundial, Ana terminou a prova com o tempo de 1h59m30s8 e se tornou campeã olímpica.

Seleção feminina do vôlei

Após ser derrotada por 3 sets a 0 pela seleção americana, o Brasil recebeu a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio. Após a frustração da eliminação nas quartas de final para a China nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, a campanha da seleção brasileira, comandada por José Roberto Guimarães, havia sido 100% até a final.

Além da medalha, destaca-se na partida a despedida das jogadoras Fernanda Garay e Camila Brait da seleção, e Carol Gattaz, que foi a medalhista brasileira mais experiente da história das olimpíadas, aos 40 anos de idade. 

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna