Brasil exibe sete medalhas na primeira semana das Olimpíadas de Tóquio

No momento, Brasil se encontra em 17º no quadro de medalhas

Medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020. Foto: fifg/ Shutterstock

As Olimpíadas de Tóquio começaram sexta-feira (23) e o Brasil conseguiu, até agora, sete pódios. Foram três medalhas de bronze, três medalhas de prata e uma inédita de ouro. Skate, Judô, Natação, Surfe e Ginástica Artística foram os esportes que nos colocaram em 17º no quadro de medalhas em Tóquio.

No Skate Street, masculino e feminino, conseguimos medalhas. O esporte estreou nos Jogos Olímpicos neste ano com duas modalidades, Street e Park. Na modalidade Street, os competidores passam por obstáculos de rua, como escadas, corrimãos, bancos. Nessa modalidade, Kelvin Hoefler levou a medalha de prata para o Brasil no masculino. No feminino, Rayssa Leal, a “Fadinha”, trouxe a medalha de prata e fez história como a mais nova competidora a ganhar uma medalha para o Brasil.

Rayssa Leal, a “Fadinha”, e Kelvin Hoefler, medalhistas do skate street. Foto: Divulgação

No Judô, Daniel Cargnin foi bronze após derrotar o atleta israelense Baruch Shmailov na categoria meio-leve, até 66kg. Com o resultado, Cargnin manteve a tradição do judô brasileiro de subir ao pódio em todas as edições olímpicas desde 1984. Mayra Aguiar também conquistou a medalha de bronze na categoria até 78kg após vencer a sul-coreana Hyunji Yoon, o que garantiu seu terceiro bronze olímpico seguido, subindo no pódio em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021.

Daniel Cargnin e Mayra Aguiar, medalhistas do Judô. Foto: Divulgação

Pela água, conseguimos uma medalha de bronze com Fernando Scheffer na Natação. O brasileiro conseguiu o pódio na disputa dos 200m livre, ficando atrás somente dos britânicos Tom Dean (ouro) e Duncan Scott (prata).

Fernando Scheffer, medalhista de bronze pela Natação. Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA / Direitos Reservados

Na Ginástica Artística, Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata e se tornou a primeira medalhista olímpica da ginástica feminina no Brasil. O funk “Baile de Favela” animou o ginásio na apresentação da brasileira, que obteve 57,298 de pontuação. Rebeca só ficou atrás da americana Sunisa Lee, que somou 57,433 e levou o ouro. O bronze ficou com a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.

Rebeca Andrade escolheu o funk como música tema de sua apresentação no solo. Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG

E a mais esperada medalha de ouro veio no Surfe, que também estreia nos Jogos Olímpicos este ano. Ítalo Ferreira vence o japonês Kanoa Igarashi em uma disputa no mar agitado do Japão. Ítalo conseguiu uma vitória com facilidade por 15,14 a 6,60, se tornando o primeiro campeão olímpico no surfe na história, além de trazer a primeira medalha de ouro para o Brasil nessa edição.

Ítalo Ferreira conquista a primeira medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas. Foto: Reprodução
Deixe seu Comentário
Artigo de

Andrei Santana