VOCÊ NA SAMPA: Joyce – Rainha de Bateria da Escola de Samba Flor de Vila Dalila

Recém-coroada como Rainha de Bateria da Escola de Samba Flor de Vila Dalila, Joyce conta sua trajetória no samba

Crédito: Arquivo pessoal

Seu primeiro contato com o mundo do Carnaval foi através de um workshop de samba no pé ministrado pela Mayara Santos. Joyce, recém coroada como Rainha de Bateria da Escola de Samba Flor de Vila Dalila achou essa experiência do workshop muito significativa, pois aconteceu no Anhembi, onde pode sentir a energia do chão ao ar que respirava. Desde então, teve a certeza que ali era o seu lugar.

Determinada e decidida, foi atrás de mais aulas para se aperfeiçoar e se aprimorar. Participou do projeto Sambo Sim, desenvolvido pela coordenadora Val Diniz, se identificou com a metodologia, e se desenvolveu na arte do samba no pé. Teve a oportunidade de fazer parte da Ala de Passistas da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi e também de conhecer outras agremiações como Tradição Albertinense, como Destaque de Chão, Leandro de Itaquera como Destaque de Carro, Acadêmicos do Butantã como Musa da Bateria, e hoje através de um concurso se consagrou como Rainha da Bateria do Flor de Vila Dalila.

Dançar é sua vida! Joyce é ex atleta de Ginástica Rítmica, já fez aulas de Jazz, Ballet, Contemporâneo, Samba Rock, Dança Afro, entre outros. A maior parte da sua vida respirou a musicalidade, o ritmo e a dança e com o samba não foi diferente, virou sua paixão.

Para Joyce, o posto de Rainha de Bateria significa responsabilidade, tradição, ser referência e resgatar a sua ancestralidade. Ser rainha vai muito além de ocupar um cargo ou carregar uma coroa. Para ela a essência não pode ser perdida, e a responsabilidade e o respeito devem sempre sobressair.

Sua maior conquista dentro do Carnaval, sem dúvida, por mérito, esforço e dedicação, foi ter se tornado Rainha de Bateria através do concurso da Escola de Samba Flor de Vila Dalila. Entretanto, uma das suas dificuldades é conviver com o excesso de ego e competição entre as mulheres. Para ela, ao invés de ter mais união e respeito, acaba tendo muita disputa.

Sua rotina de preparativos para o Carnaval envolve aprimorar o samba, e estar em busca da sua identidade. Isso ela está conquistando através de aulas com a Rainha Cintia Mello, onde vem sendo lapidada e sente-se feliz com o resultado. Na parte corporal, como boa profissional de Educação Física, sua rotina do dia-a-dia já envolvem atividades físicas, mas prioriza sua resistência física e mental, para conseguir se dedicar 100%. Tem uma boa alimentação, além de ter acompanhamento de outros profissionais da saúde que lhe dão auxilio cada um no seu nicho, como Personal Trainer, Nutricionista e Esteticista.

Joyce tem algumas inspirações, não somente pela vivência no Carnaval e no Samba, mas também pelo caminho e batalha de cada uma, sendo elas, Cintia Mello, Valeska Reis, Juliana Guariglio, Solange Ferreira, Daniela Orcisse e Patrícia Cruz, cada uma com sua essência e carisma.

Sua prioridade de vida hoje é ir em busca de uma estabilidade financeira para proporcionar uma vida melhor para os seus pais, e em cada degrau conquistar os seus objetivos e sonhos, tanto os pessoais quanto os profissionais.

Sobre sonhos a realizar, Joyce revela ter vários, mas em especial sonha em ser Referência como Mulher Preta, deixar seu legado e mudar a vida do máximo de pessoas que conseguir, com respeito e humildade.

Como boa devota de Nossa Senhora de Aparecida, Joyce entra em oração constante antes de pisar na avenida, procurando se acalmar, meditar e trazer paz e segurança para o grande dia.

Para as meninas que sonham em ter um lugar na frente da bateria, o recado de Joyce é: “independente do primeiro não, nunca deixem de sonhar. É importante ter dedicação, disposição e disciplina. É necessário investir tempo e estudos e dosando tudo isso, os sonhos se tornam realidade”.

Para o Carnaval 2024 podemos esperar da Joyce muita Humildade e Dedicação! Ela continua sua preparação para honrar essa conquista, mostrar muito samba no pé, sorriso, beleza e fazer história junto à comunidade do Flor de Vila Dalila.

Joyce, que sua estrela nunca deixe de brilhar e que seu reinado seja de muito samba e muita luz!!!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa