Você na Sampa: Acássia Amorim, Rainha de Bateria da Escola de Samba Uirapuru da Mooca conta sua trajetória no samba

Crédito: Arquivo Pessoal

O Carnaval para ela é uma paixão desde criança. Acássia Amorim olhava para a maior festa popular a céu aberto como um conto de fadas, onde todos dançavam com seu esplendor. Ainda não podia desfilar, pois seus pais não gostavam de Carnaval, mas se recorda da época em que frequentava os ensaios com muita diversão. Sua entrada efetivamente para o Carnaval foi em 2004, com apenas 13 anos, na Escola de Samba Uirapuru da Mooca. Com o tempo passou a trabalhar no ateliê e no barracão ajudando na confecção das fantasias e alegorias.


Em 2005 fez seu primeiro desfile como destaque tendo a sensação incrível de estar com a Uirapuru na avenida. Ao longo desses anos o amor ao pavilhão só aumentou, sendo amor à primeira vista e que permanece até hoje, anos após anos crescendo dentro do peito onde descobriu a arte de ser sambista.
Foi em 2016 que teve a primeira oportunidade e a honra de ingressar na corte como Princesa da Bateria, realizando um sonho de menina. Lutou muito e acreditou, mesmo não sendo fácil. Em agosto de 2018 foi consagrada como Rainha da Bateria, conquistando o tão sonhado e almejado cargo, onde se lembra com muita felicidade. Para ela foi uma conquista de todos, pois representava a sua família, sua comunidade e realizava o seu sonho de criança. A partir deste momento percebeu que seu sonho com muita persistência, dificuldade e empenho não foram em vão. Que toda dedicação ao pavilhão se transformou em amor desde o primeiro momento.


Com a dança sempre muito presente em sua vida, esse posto de Rainha da Bateria significa muita representatividade, simpatia e muito samba no pé.
E ela não parou por aí, com muita garra e determinação e sem medo de ser feliz, participou do Concurso Rainha do Carnaval 2019, dividindo o palco com muitas meninas lindas, talentosas, cada uma com sua história e referência. Abraçou a oportunidade, se dedicou muito, se esforçou e mais uma vez foi agraciada com o presente de ser 2º Princesa do Carnaval de São Paulo. Essa conquista lhe deu a oportunidade de desfilar em todas as escolas e poder sentir a intensidade do carnaval da maneira mais ampla, podendo sentir energia de cada escola na avenida, sendo um momento gratificante e mágico para ela.


Para Acássia Amorim, uma das suas dificuldades no Carnaval foi conciliar os compromissos da Corte de SP, mas apesar do cansaço ela viveria cada momento novamente, pois foram os momentos mais mágicos da sua vida.
Suas inspirações no samba foram pessoas que estiveram ao seu lado, lhe ajudando e apoiando. Ela não poderia deixar de salientar a importância de algumas pessoas que tornaram a menina Acássia, mulher. Primeiramente sua mãe, guerreira que a ensinou sobre convicção e não ter medo de sonhar. Seu pai e seus irmãos que a ensinaram sobre o valor da humildade, da perseverança, mas principalmente da união, pois para eles “um sonho que sonhamos sozinho é apenas um sonho; mas um sonho que sonhamos em conjunto se torna realidade”.

Dentre tantas outras pessoas que se inspira, Mayara Santos tem seu carinho especial, sendo uma pessoa que admira pessoal e profissionalmente.

Muito feliz com sua trajetória e com tudo que conquistou, Acássia Amorim se sente uma mulher privilegiada e extremamente realizada, tendo como prioridade de vida sua família e sua vida profissional, além do hobby do Carnaval.

Com toda dedicação e entusiasmo, cada ano que passa ela se aprimora, buscando profissionais que possam fazer parte de suas loucuras e objetivos. Faz aulas de samba para melhorar a técnica e resistência, além de treinar 3x por semana com personal trainer, intercalando com exercícios cardiovasculares, combinados com uma dieta balanceada.

Para quem tem um sonho de ter um espaço a frente de uma bateria o recado da Rainha é para sempre acreditarem nos seus sonhos, se dedicarem, pois é possível realizar sonhos que são feitos com esforço e amor.

Para 2024 Acássia diz que é um ano de renovação e podemos esperar muitas surpresas!

Acássia, que você continue brilhando e que seu caminho seja sempre de muitas conquistas e realizações!

Deixe seu Comentário

Redação Sampa