Você na Sampa: Augusto Santos– Passista de Ouro Mocidade Alegre

Guh Santos, Passista da Morada do Samba, conta sua trajetória no samba

Crédito : Arquivo Pessoal

Sua história no Carnaval começou muito antes dele nascer! Vindo de família de sambistas o resultado não poderia ser diferente. Guh Santos teve seu primeiro desfile ainda na barriga da sua mãe, em 1999 na Escola de Samba Mocidade Alegre, mas pisando de fato na avenida foi no Carnaval de 2005! 

A dança sempre fez parte da sua vida. Desde muito pequeno é algo que lhe chama muito atenção e acredita ser amor de outras vidas. 

Recentemente foi consagrado com o título de Passista de Ouro da Morada do Samba e para ele foi o resultado de todo o seu amor à arte do samba no pé, ao Pavilhão e a tudo que o Carnaval representa. Ser reconhecido no quintal de casa, onde nasceu e se criou o faz ter a certeza do quanto ama o que faz.

Guh Santos acredita que uma das suas maiores dificuldades no Carnaval é ensinar, pois tudo que ele faz não é planejado, é sempre algo que vem de dentro, sentido ao toque da bateria. Acha difícil explicar algo que muitas vezes ele mesmo não entende como faz, mas que sempre é feito com o coração.

Sem dúvidas, uma das suas maiores alegrias é poder fazer o que ama, na escola que ama e com pessoas que ama por perto! Vestir a camisa de passista é o momento onde ele se desconecta do mundo e fica completo de amor e alegria! 

Seu maior sonho acaba de ser realizado com o reconhecimento da sua escola, coisa que almejou e esperou a vida toda! Outro sonho que ainda estão nos seus planos é concorrer ao cargo de Rei Momo do Carnaval Paulistano, onde tantos gigantes já passaram.

Hoje, sua maior prioridade de vida é seguir na sua carreira profissional, conquistar uma boa condição financeira e levar a arte do samba no pé ao mundo todo. 

O Carnaval para Guh Santos traz uma representatividade da História, Ancestralidade e Amor! Falar do Carnaval é falar de parte da sua história.

Uma das suas grandes inspirações sem dúvidas é o atual Rei Momo Paulistano Robério Theodoro (@roberiotheodoro) que foi a pessoa que lhe deu a primeira oportunidade no samba. Se não fosse por ele talvez hoje Guh Santos não chegaria aonde chegou. Sua gratidão por ele é eterna! 

O samba enredo que marcou sua trajetória foi o do Mocidade Alegre do ano 2018, “A voz Marrom que não deixa o Samba morrer”, uma homenagem a cantora Alcione, onde teve a oportunidade de desfilar como destaque na 2ª alegoria da escola pela primeira vez ao lado de uma das maiores referências de samba no Pé paulistano, a consagrada Rainha Giseli Alves. (@giseli.galves).

Para Guh Santos cruzar a faixa amarela no dia do desfile é a finalização de um ano todo de dedicação, é realização de sonho de milhares de pessoas, é sentir o coração aliviar por saber que deu tudo certo e que você chegou até ali, sendo um dos momentos mais mágicos do Carnaval.

Para 2024 podemos esperar muita entrega, amor e emoção, como fez durante todos esses anos na sua escola do coração! Hoje com peso e responsabilidades maiores, mas ainda sim honrando e transbordando amor à arte do samba no pé.

Guh, que sua estrela continue a brilhar e que você continue conquistando tudo o que desejar!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa