Você na Sampa: Marcelo Caverna – Mestre de Bateria Torcida Jovem

Vresito: Arquivo pessoal

Música, cultura, amor e aprendizado são suas fontes de inspiração. Venha conhecer um pouco mais da história de Marcelo Caverna, Mestre de Bateria da Escola de Samba Torcida Jovem

Sua chegada no Carnaval foi feita de ciclos. Para ele o samba, a cultura, a arte têm um caminho sem fim, de encontros, reencontros e aprendizados. O seu contato com Carnaval é desde pequeno com a família que reverberava os sambas enredos nos discos, no rádio, nas festas. Através da sua mãe que gostava muito de Carnaval aprendeu a assistir desde os 5 anos de idade o desfile das escolas de samba pela televisão. Com o passar do tempo teve contato com os blocos carnavalescos de bairro e com suas crenças no candomblé também estabeleceu conexões com o samba. Suas manifestações dentro do Carnaval vão além do samba enredo, trazendo referências culturais como ijexá, afoxés, congadas. O dom e a familiaridade com a música aconteceram cedo dentro das arquibancadas do Santos Futebol Clube, com a Torcida Jovem.

Para ele, ser o Mestre de Bateria da Escola de Samba Torcida Jovem tem a sensação de felicidade que vem junto com a sensação de responsabilidade para a entrega de um bom trabalho. Ele traz um amor muito grande pela entidade, um amor que vem desde o estádio, da torcida na década de 90. No decorrer do tempo Marcelo teve a chance de se profissionalizar na música, tendo a possibilidade de cruzar com mestres e mestras da música popular brasileira, da música latina, da música africana onde se especializou em bateria e percussão, abrindo muitos caminhos, encontrando pessoas que fortaleceram o elo para tudo acontecer.

Na Torcida Jovem ele veio para agregar fazendo um trabalho de revolução, empatia com o quadro associativo, com o intuito de aproximar a família do samba com a comunidade, fazendo um trabalho muito forte de formação e especialização de ritmistas e direção de bateria, conseguindo alcançar um excelente resultado no Carnaval 2023 com 160 ritmistas num desfile campeão.

Avalia o trabalho das baterias e dos ritmistas de São Paulo como excepcionais, de excelência, com muita relevância e referência no mundo da música, no mundo do Carnaval e da percussão. Para ele, com os critérios de julgamento altos, os trabalhos vêm sendo bem executados, trazendo chuva de competência para as baterias. É preciso valorizar cada vez mais o trabalho dos mestres, das direções de baterias, dos ritmistas, apoios que são a alma do samba, trazendo união e lutando sempre pelas baterias e pela continuidade desses trabalhos que agregam a cultura popular brasileira.

Seu maior sonho profissional realizado foi trazer a Nota 40 da Bateria Firmeza Total para compor todas as notas e trazer o título de Campeã para Torcida Jovem. Marcelo Caverna fez um Carnaval construído dia-a-dia, com muita luta, com muito amor, com muita sabedoria e cuidado. Teve a oportunidade de participar da construção da pesquisa do enredo, a forma como foi tratada a grande homenagem a Iemanjá, até a questão técnica que carrega como mestre e todo o cuidado de levar para dentro do ritmo a identidade de Iemanjá. Para ele ser coroado com essa vitória traz também muitos ganhos ao povo brasileiro, ao povo afro-brasileiro, as comunidades de terreiro, ao povo de axé, sendo uma grande vitória contra a intolerância e o racismo religioso.

Para quem tem vontade de ingressar numa bateria, o convite do Mestre Marcelo Caverna é para chegar chegando! As portas estão sempre abertas! A Torcida Jovem realiza escolinha todos os anos com inscrições e aulas gratuitas. (saiba mais @bateriafirmezatotal).

Para quem tem vontade de tocar um instrumento o grande conselho do mestre é “fazer acontecer”. Para não deixar o que se pode fazer agora para fazer depois. “Tocar é ser feliz, é encantar o mundo, é levar felicidade para as pessoas. Como tudo, tem o processo de aprendizagem, mas com disciplina, disposição e amor tudo acontece”.

Marcelo Caverna também tem uma casa de percussão em Pinheiros, onde ministra aulas de percussão, bateria, cultura popular e está sempre a disposição para fortalecer a nossa arte e nossa cultura. (saiba mais @marcelocaverna16).

Sua motivação enquanto mestre de bateria é potente e sem fim. É a motivação de realização e de fazer com amor, para colher grandes frutos da comunidade e deixar um grande legado.

Suas inspirações no samba raiz, de roda popular são grandes nomes como João Nogueira, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Alcione, Clara Nunes. De sambas enredos se recorda dos discos antigos de mestre Marçal, mestre André, dos próprios discos das escolas de samba como União da Ilha do Governador, as influências das baterias do Rio de Janeiro como Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Portela que refletem bastante seu trabalho. Aqui em São Paulo tem um grande carinho e referência pelo mestre Juca da escola de samba Águia de Ouro, sem falar da sua maior influência no samba que é o samba de terreiro e candomblé.

O samba enredo que marcou sua trajetória sem dúvida foi o samba campeão de 2023 “Torcida Jovem está presente e canta nas águas da Mãe Iemanjá”, que ele considera lindo, poético, melódico, vitorioso e incrível.

Ao cruzar a linha amarela, encara um misto de sensações, de emoção, equilíbrio e responsabilidade para fazer acontecer tudo que foi trabalhado durante o ano.

Marcelo Caverna enxerga o futuro do Carnaval com bons olhos e muita esperança, mais com uma grande missão e comprometimento de não buscar apenas a vitória de um ano para o outro, mas também ter um olhar para o nome “Escola de Samba”. É preciso sustentar esse nome através do conhecimento. De todas as suas atividades que as escolas propõem, dentro das quadras, apresentações, shows, até chegar o dia do desfile, é papel da “Escola de Samba” se conectar com sua comunidade através da cultura, do saber e do conhecimento. É preciso cuidar dos enredos, cuidar do povo, cuidar da cultura do tambor, para proteger a cultura do samba e conseguir levar ensinamentos, saber, alegria e potência ao povo.

Marcelo, que seu amor e o seu dom pela arte, pela música, pela cultura brasileira continue reverberando por onde passar! O nosso samba agradece!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa