Você na Sampa: Moniza Souza – Rainha do Carnaval Miss Uesp

Moniza Souza conta sua trajetória no samba

De família de sambistas, Moniza, a nova Rainha do Carnaval Miss Uesp tem parte da família na escola de samba Barroca Zona Sul, que fez com que ela desde pequena estivesse no meio do Carnaval.

Foi Rainha de Bateria da escola de samba ACADEMICOS DO PQ BRISTOL por 4 anos e nunca mais saiu do carnaval.

Além de ser formada em Dança pela Etec. de Artes, começou vendo sua mãe que era Musa de uma escola em Santo André. Mas tarde teve a honra de conhecer os preparadores de samba Marcos Prado, Mary Prado e Victor Allonzo que foi quando ela decidiu aprimorar e buscar cada vez mais sobre o samba da passista.

Assumir o posto de Rainha da Matriz do samba para muitos pode parecer vaidade, mais para Moniza vai além de um sonho, é uma grande honra e representatividade poder estar onde tudo começou. Para ela a Uesp leva o carnaval para além de um único lugar, e diz estar vivendo uma experiencia incrível e surreal.

Seu interesse em participar do concurso começou em 2017, quando assistiu pela primeira vez o concurso e ficou encantada. Como se cobra muito, decidiu que participaria apenas quando se sentisse preparada. Achou que seu momento seria em 2020, mas por conta da pandemia decidiu adiar um pouco mais os planos.

Assim que passou o carnaval de 2022, conversou com seus professores e disse que seria o seu ano de preparação e ambos abraçaram a ideia e deram o start para o tão desejado sonho.

Teve a honra de ser convidada pelo Lukas Huan para ser Musa da Escola de Samba Só Vou se Você For e se tornar uma candidata ao MISS UESP 2023.

Os preparativos para o concurso fizeram com que ela voltasse a treinar na academia, mudou hábitos alimentares, intensificou as aulas de samba no pé, teve aulas de Passarela com a incrível professora e Miss Karol Morais e deu um UP na parte estética com a Dra. Katia Meneguello, que ela considera ter sido um milagre em apenas 3 dias.

Para Moniza sua parte favorita do Carnaval é saber o que cada escola vai trazer como tema e como será contada cada história na avenida. Mas como nem tudo são flores, com certeza uma das dificuldades que ela aponta é na reta final quando há uma sobrecarga de ensaios, bate o cansaço e mesmo assim continua firme e forte cumprindo os seus compromissos e se preparando para o grande dia.

Acredita que sua trajetória e conquistas no Carnaval foram por merecimento. No próprio concurso ela diz ter disputado com meninas incríveis e de grande potencial. Mas ela se entregou e se jogou com força e toda a dedicação foi consagrada com o resultado que ela tanto esperava.

Sua grande inspiração no Carnaval é a maravilhosa Solange Ferreira, na qual ela teve a honra de conhecer. Mulher preta, mestranda em artes da cena, com uma energia vibrante, que já foi rainha da bateria da sua outra escola do coração que é a Vai-Vai.

Outra inspiração é Camila Silva que desde que a viu na Vai-Vai se encantou com sua força e personalidade. Ela não poderia deixar de citar seus preparadores de samba Marcus Prado, Mary Prado e Victor Allonzo que fizeram parte para que tudo pudesse acontecer.

Sua prioridade de vida hoje é dar o seu melhor na avenida em relação ao samba, aproveitar cada momento deste reinado, conhecer todas as escolas, aprender mais sobre sua história e criar alguns projetos de carnaval voltados para comunidades.

Sobre sonhos, Moniza ainda quer se formar na faculdade, ter a oportunidade de trabalhar fora do país com Dança e poder comprar uma casa para sua mãe, além de conseguir ter sua casa própria.

Os preparativos que antecedem o desfile são de muita água, diminui o consumo de bebidas alcóolicas, e equilibra suas saídas, prioriza momentos de estar em casa para preservar o desgaste físico.

A dica para estar bem na avenida é ter um boa noite de sono quando possível, se isolar durante o dia para evitar qualquer estresse, escutar músicas favoritas, comer bastante fruta, fazer orações e antes de pisar na faixa amarela pedir licença aos donos da casa, pisar com pé direito e agradecer por tudo foi que alcançado até ali.

Para o Carnaval 2023 Moniza quer trazer uma alegria imensa por onde passar. Ainda ressalta que um dos papeis da passista, da cabrocha é trazer essa alegria e contagiar a todos ao seu redor, então ela quer transbordar e fazer com que as pessoas possam sentir e compartilhar dessa felicidade.

Sua grande intensão é realizar projetos de samba para algumas escolas com aulas para iniciantes de samba no pé, compartilhar um pouco do que sabe sobre o carnaval e buscar cada vez mais histórias, resgatar muitas outras.

Que seu amor pelo samba e sua alegria contagie tantas outras pessoas. Brilhe!

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa