Fatores que podem dificultar o processo de emagrecimento

Muitas vezes as pessoas que pretendem emagrecer, focam única e exclusivamente na restrição alimentar deixando de comer alimentos importantes para o bom funcionamento do organismo.
Ideal é procurar fazer uma alimentação voltada para alimentos pouco industrializados, mantendo-se hidratado e procurar eliminar alguns fatores, que podem estar atrapalhando este processo:


⦁ Má qualidade do sono: a diminuição do tempo de dormir pode levar a desajustes endócrinos que induzem ao aparecimento da obesidade.


⦁ Ambiente: Ambientes tumultuados que favoreçam a hiperatividade, como por exemplo: falar ao celular, assistir televisão, estar trabalhando no notebook ou computador ao mesmo tempo em que está fazendo as refeições, tira a percepção do tamanho e o volume das porções.


⦁ Saúde Gastro – Intestinal precária: Dificulta a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes, prejudicando a produção de hormônios importantes no processo.


⦁ Mastigação excessivamente rápida: Prejudica a percepção dos níveis de saciedade.
⦁ Ficar muito tempo sem comer: Normalmente quem fica muitas horas sem comer, vai para a próxima refeição com muita fome e come em excesso.


⦁ Excesso de consumo de alimentos ultra – processados como refrigerantes, sucos em pó, salgadinhos de pacote: não são nutritivos e contém muitos conservantes levando à inflamações celulares que dificultam o processo de emagrecimento.


⦁ Fatores emocionais: Comer de forma emocional mediante a fatores psicológicos como a ansiedade, pode ser ‘’ gatilho’’ para maior consumo de doces e guloseimas.


⦁ Sedentarismo: A falta de atividade física associada ao consumo de uma alimentação hiper – calórica aumenta as chances de desenvolver a obesidade.


Portanto para que se obtenha sucesso:
⦁ Cuide da qualidade do sono e se possível evite alimentos ricos em cafeína próximo ao horário de dormir: chocolate, chá preto, chá mate, café entre outros.


⦁ Inclua na sua alimentação verduras cruas e frutas, para melhorar a saúde gastro – intestinal.


⦁ Planeje suas refeições com antecedência e estabeleça horários para alimentar-se em um ambiente tranquilo que não permita distrações ou que gere ansiedade. E durante as refeições procure mastigar bem os alimentos para sentir o sabor e a percepção da saciedade.


⦁ Aconselhável atividade física orientada por profissional habilitado.


Elaborado pela Nutricionista Dulce Carvalho
Especialista no acompanhamento nutricional de casais de mestre-sala e porta-bandeira

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa