Entendendo a diferença entre Diet e Light

Na intenção de manter em equilíbrio as calorias da dieta e reduzir as taxas elevadas de colesterol, açúcar e gordura encontradas nos exames de rotina, muitos de nós vamos ao supermercado na busca de produtos light e diet que possam nos auxiliar a compor as refeições diárias.

Mas afinal a qual a diferença entre um e outro?Alimento / Produto Diet é aquele no qual um determinado ingrediente é retirado totalmente da composição de um alimento.

Exemplos: açúcar, sal, gordura, entre outros.Os produtos diet devem garantir ao consumidor que aquela substância foi totalmente retirada do alimento podendo ser utilizada por diabéticos (quando não tem açúcar), por pessoas com colesterol elevado (quando tem zero gorduras) ou com pressão alta (sem sal), por exemplo.Alimento / Produto light é aquele quando algum de seus componentes tem a quantidade diminuída, este ingrediente reduzido pode ser açúcar, sal, gordura entre outros.Produtos light tem que garantir ao consumidor que pelo menos 25% da substância foi retirada do alimento.

Lembretes importantes:

• Alimento Diet não é sinônimo de produto com baixas calorias.

•Para o consumo do alimento diet é necessário levar em consideração doenças que o paciente apresente. Por exemplo um alimento isento de açúcar que poderia seria indicado para o diabético, passa a ser contra – indicado, se na sua composição tiver gorduras e este paciente estiver com taxas altas de colesterol.

•Alimento light para açúcar ainda pode conter até 75% de açúcar na sua composição. Se você tem alguma restrição alimentar por conta de alguma patologia, leia atentamente o rótulo das embalagens.

•Sempre procurar orientação clínica para que seja avaliada a real necessidade de incluir tais produtos no seu cardápio.

•Procure manter uma alimentação mais voltada para alimentos naturais e pouco industrializados.

Elaborado pela Nutricionista Dulce Carvalho, especialista no acompanhamento de casais de mestre sala e porta bandeira

Deixe seu Comentário
Artigo de ,

Redação Sampa