Museu da Língua Portuguesa prepara uma programação intensa para o mês de julho

Com uma programação de férias, se depender do Museu da Língua da Portuguesa, ninguém vai ficar entediado nessas férias

Museu da Língua Portuguesa. Foto: Ciete Silvério/Divulgação / Guia do Estudante

O Museu da Língua Portuguesa lança programação de férias, localização no centro de São Paulo, a programação teve início no dia 01/07 e acontecerá durante todo o mês de julho.

Além da série de atividades destinadas ao público infantil, será promovida a quinta edição do sarau Língua Afiada, apresentações musicais no Plataforma Conexões e visitas mediadas pelo Núcleo Educativo.

Visitar museus e institutos culturais nunca é demais, é sempre uma grande e rica oportunidade para construir repertório. Está à procura de um programa para fazer com os pequenos? Confira abaixo a programação de férias do Museu da Língua Portuguesa:

Instalação O Conto da Ilha Desconhecida

A instalação O Conto da Ilha Desconhecida é livremente inspirada no livro de mesmo nome de José Saramago. A barca inflável de sete metros de comprimento ocupa o Saguão B do museu até o dia 24 de julho como parte das homenagens ao centenário do escritor. O projeto tem como foco crianças e jovens, que, muitas vezes, não são considerados leitores da obra de Saramago. Ele é o autor de clássicos como A Caverna e O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

A ideia da instalação é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças. Dentro da barca, há uma série de bonecos feitos nos mais diferentes materiais ─ o público pode entrar nela e, claro, fotografar. Todo o ambiente do Saguão B foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil.

Horários: até 24/07, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Estação Férias – Lugares para Mirar

O livro O Conto da Ilha Desconhecida e a instalação de mesmo nome, em cartaz no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, servem de inspiração para o projeto Estação Férias – Lugares para Mirar, que promoverá uma série de oficinas e ativações socioeducativas ao longo do mês de julho. Atividades de escrita, leitura em voz alta, construção de novas narrativas e entendimento de significados diferentes para uma mesma palavra serão oferecidas a quem passar pelo saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

Horários: até 24/07, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Oficina Sonho e imaginação

Os participantes serão convidados a contar e a escrever os seus sonhos e, então, a construir instrumentos para materializar e dar visibilidade a eles. Com Rochele Beatriz.

Horário: 16/07, às 14h

Oficina Objetos poéticos para o cotidiano

Os participantes serão convidados a criar objetos poéticos para fazer viagens pelo cotidiano com inspiração em O Conto da Ilha Desconhecida. Com Fernanda Carnevalli.

Horário: 23/07, às 14h

Estação Famílias especial: Contos sobre ilhas desconhecidas – Narração de histórias

Contadores de histórias vão partilhar contos que abordam temas como sonho, distopia, devaneio e imaginação. Com Leticia Liesenfeld e Mafuane Oliveira.

Horário: aos domingos, das 10h30 às 12h

Plataforma Conexões – Travessias Sonoras

Travessias Sonoras é o título do trabalho que ocupará o Saguão Central da CPTM, no dia 13 de julho, dentro da programação do Plataforma Conexões, do Museu da Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto que propõe um diálogo dos sons da cidade de São Paulo por meio de peças clássicas de compositores e compositoras que nasceram no país. Além disso, serão lidos textos de escritores de diferentes períodos históricos da literatura brasileira.

Horário: 13/07, das 14h às 15h

Local: saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Encontros do Núcleo Educativo com a obra de José Saramago

O Núcleo Educativo prepara encontros dedicados à obra de José Saramago na instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que ocupa o Saguão B do museu. O objetivo é aproximar a obra do escritor português do público infantojuvenil.

Encontro Poesia Inesperada

Quem passar pelo Saguão B é convidado a criar uma poesia a partir de frases e palavras retiradas de livros infantojuvenis de José Saramago.

Horário: 13/07, das 11h30 às 12h30

Local: saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Encontro Uma Luz Inesperada

O Núcleo Educativo propõe uma contação de história baseada no livro Uma Luz Inesperada, de José Saramago

Horário: 27/07, das 11h30 às 12h30

Local: saguão B do Museu da Língua Portuguesa

5º Sarau Língua Afiada

O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz comanda a quinta edição do Sarau Língua Afiada. Desta vez, os convidados serão o Sarau da Cooperifa e o DJ Zeca. Além disso, o microfone vai estar aberto para quem quiser declamar a poesia. A atividade é promovida pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu.

Horário: 23/07, das 12h às 14h

Local: saguão central da CPTM

Na Ponta da Língua

Educadores do Museu da Língua Portuguesa invadem o Saguão Central da CPTM e propõem jogos e desafios relacionados à língua portuguesa a quem passa pelo local.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Camila Alves