Jonathan Paulino – Coreógrafo de Comissão de Frente Camisa Verde e Branco

De integrante para coreógrafo, Jonathan Paulino, novo coreógrafo do Camisa Verde e Branco, conta sua história em Comissões de Frente

Jonathan Paulino/Divulgação

Jonathan Paulino já atuou em várias escolas em Comissões de Frente. No Carnaval começou cedo, aos 7 anos já frequentava com a família a quadra do Camisa Verde no botequim, para ver os primos e seus amigos tocarem. A paixão era tanta que na mesma época também desfilava no Carnaval do interior, quando ia para casa da tia.

Apaixonado pela arte do Carnaval, começou a dançar na Comissão de Frente da escola de samba X-9 Paulistana, e desde então, sua trajetória em comissão de frente dura até os dias de hoje.

Sua paixão pelo quesito foi à primeira vista, e hoje acredita que fazer parte do seguimento há tanto tempo e poder transformar o sonho de outras pessoas em realidade, como um dia foi o dele, é sempre gratificante. A cada ano Jonathan vê como algo novo, como se fosse seu primeiro ano dançando.

Dirigir uma comissão de frente com todos os seus atributos e suas responsabilidades para Jonathan é especial. Ter tido a oportunidade de ser um integrante de uma comissão de frente, faz com que hoje ele se sinta no papel de dar a oportunidade para novas pessoas que como ele, também sonhavam em estar nesta posição.

Quanto as audições para seu time de Comissão de Frente, Jonathan nos conta que geralmenteabre um processo conforme a necessidade de cada trabalho, mas sempre procura manter uma base de sua equipe, caso o projeto permita a manutenção, mas deixando claro que o fato de já ter feito parte de projetos anteriores com ele não garantem a permanência na pista. Sempre escolhe com precisão e afinidade os melhores integrantes para o projeto em questão, assim todos tem a mesma chance de ir para pista.

Sobre o futuro do Samba e do Carnaval Jonathan Paulino se sente esperançoso. Acredita que em conjunto, pode-se pensar em ações que beneficiem o espetáculo. Avalia que ainda existe um receio em relação a mudanças nas regras de julgamento, mas que isso pode ser um caminho para melhorias desse espetáculo chamado “Carnaval”.

Para as pessoas que sonham em ingressar numa Comissão de Frente, Jonathan avisa que a primeira coisa é que após cruzar a faixa amarela é um caminho sem volta e a segunda coisa é que Comissão de Frente é um trabalho que requer muita dedicação física, mental e em muitas vezes financeira, mas fazer parte disto tudo é muito prazeroso e único.

Suas grandes inspirações no samba são André Almeida, Yaskara Manzin, Sérgio Cardoso. São todos coreógrafos que tem grande admiração e são exemplos para ele.

Com o Carnaval sempre muito presente na sua história, Jonathan Paulino acha difícil escolher um enredo que marcou sua trajetória, pois tem muitos sambas que mexem com ele de maneiras diferentes, preferindo não escolher para não ser injusto. Cada enredo vivido, tem um papel fundamental na sua vida.

Apaixonado pelo que faz, quando a sirene toca e abre o portão, o sentimento de alegria toma conta do seu momento e seu coração se enche de amor e realização.

Para 2023, Jonathan nos conta que a Comissão de Frente da Escola de Samba Camisa Verde e Branco vai levar um pedacinho de cada um dos componentes da escola em cada passo e cada compasso. Definindo em uma palavra, a comunidade do Camisa Verde e Branco pode esperar por “Representatividade”.

Que a paixão pelo que você faz possa contribuir com o sonho de muitas outras pessoas. Vida longa!

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa