Marco Zero e experiência gastronômica – Sé, a praça mais famosa de Sampa!

Na praça mais famosa de São Paulo, a Praça da Sé, encontra-se uma das maiores e mais frequentadas estações de metrô da capital, a Estação Sé! São 39;925 m2  de área construída, por onde circulam diariamente 350 mil pessoas, ou 13% do volume diário de todo o sistema, nas 14 escadas fixas mais 38 rolantes e 36 catracas (Fonte: Diário do Transporte).

A Praça da Sé é o coração de São Paulo, local onde encontramos o Marco Zero da cidade, instalado em 18 de setembro de 1931, porém, pouca gente sabe que é a partir desse centro geográfico assinalado por um monumento revestido de mármore, um prisma hexagonal, que são medidas as distâncias das rodovias paulistas, a numeração das vias públicas – a numeração das vias aumenta sempre a partir da direção do centro para o bairro.

No centro de uma rosa dos ventos no chão da praça está o monumento em forma de prisma hexagonal com figuras representando o Mato Grosso, pela indumentária dos Bandeirantes; Santos, por um navio de onde o porto escoava o café; o Paraná, representado por uma araucária, árvore nativa do estado; Rio de Janeiro, suas bananeiras e o Pão de Açucar; Goias, lembrado por uma bateia, instrumento de mineração de superfície e Minas Gerais, representada por insumos de mineração profunda.

Em sua parte superior, localizamos uma placa de bronze onde se vê um mapa representativo das estradas que partem de São Paulo com direção a outros estados e ainda, os rios Pinheiros e Tietê, Avenida Paulista, Rua da Consolação, a Faculdade de Medicina da USP e o Museu do Ipiranga, por exemplo. Tombada em 2007 pelo Conpresp –  Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e desde 2016 pelo Condephaat –  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, a estrutura conta hoje com uma réplica da placa, substituída por uma similar quando da restauração do monumento, já que a peça da primeira versão fora roubada.

“O Marco Zero expressa a ideologia do período em que foi concebido e implantado: um forte sentimento paulista ressalta o papel central do Estado de São Paulo na formação do Brasil” – Marco Zero – Site Oficial da Prefeitura de São Paulo.

Marco Zero e Catedral da Sé ao fundo. Foto: Acervo Preservação/DPH/SMC. Chico Saragiotto. 

Outro ponto turístico importante da cidade fica junto à praça: a CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO, bizantina e gótica, a maior igreja católica na cidade, cuja construção, remonta de 1591 quando o primeiro templo da cidade fora erguido em taipa de pilão, na área escolhida pelo cacique Tibiriçá. Elevada à categoria de catedral no mesmo ano em que se dá início a construção da segunda matriz, 1745, a edificação se levanta no mesmo terreno da anterior. Em 1911, em função das obras de ampliação da Praça da Sé e da versão atual da Catedral, o templo antigo foi demolido.

Nas comemorações dos 400 anos da cidade, e, 1954, a igreja de 92 metros de altura foi reformada e recebeu a atual configuração, mantida após nova reforma concluída em 2002, depois de obras que duraram 3 anos.

Dentro da catedral onde são celebradas missas diárias, há uma cripta aberta à visitação, inaugurada em 1919, local em que existem 30 câmaras mortuárias e estão os sarcófagos de bispos, arcebispos, do Regente do Império, o padre Feijó e ainda, os restos mortais do cacique Tibiriçá, considerado o primeiro cidadão de Piratininga. Há visitas diárias e uma sugestão de passeio bem interessante é o Brunch (refeição que combina café da manhã e um pequeno almoço) da Catedral da Sé, uma experiência gastronômica bem diferente e que acontece todo mês, acompanhando o calendário religioso e a programação da Catedral, sempre aos domingos.

Após a degustação dos pratos, o visitante faz uma visita guiada por locais que não são de acesso público e ainda, aproveita de uma visão privilegiada da cidade, na visita à cúpula da igreja. Durante a refeição, são servidos pratos variados, sofisticados, preparados por um chef diferente a cada encontro e acompanhados de espumantes. Queijos de diferentes tipos, pratos salgados e creme de queijo de frutas vermelhas, por exemplo, podem compor o cardápio.

Foto: divulgação

Saiba mais.

BRUNCH DA CATEDRAL – reservas pelo telefone (11) 3107 6832 ou direto no Instagram @brunchnacatedral.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Marcos Jesus