“O Santo Negro da Liberdade” é o enredo da Mocidade Unida da Mooca para 2023

Reprodução: Instagram Mocidade Unida da Mooca

Na corrida pelo título de campeã do Grupo de Acesso, a escola de samba Mocidade Unida da Mooca lançou na tarde de hoje (05), em suas redes sociais o seu enredo para o carnaval de 2023.

O enredo conta a história do Cabo Francisco José das Chagas, mais conhecido como Chaguinhas, soldado do 1° Batalhão de Santos do Império Português, que foi assassinado no séc. 19 no antigo Largo da Forca, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo.

Conheça um pouco mais deste enredo:

Chaguinhas foi o líder da Revolta Nativista em seu quartel junto a Contindiba contra o não recebimento de salários da mesma proporção dos soldados militares de Portugal.

 Os dois foram condenados à morte pela forca e no dia 20 de Setembro de 1821, o cabo foi enforcado mas a corda arrebentou e a população que assistia gritou: “Liberdade”, que futuramente viria dar nome ao bairro local. Numa segunda tentativa, a corda arrebentou novamente e a população gritava novamente “Milagre”. Por fim, Chaguinhas foi enforcado, ainda com sinais de vida, pela terceira vez e morto a pauladas.

No ano de 1887, foi construída a Igreja das Almas, local onde Chaguinhas viria ser cultuado e também onde seu corpo estaria enterrado. Chaguinhas virou um Santo pelo imaginário da população e não canonizado pela Igreja Católica.

A ideia do enredo foi de Guilherme Cruz, um dos intérpretes da escola, e de  Thiago SP. A narrativa vai ser trabalhada e desenvolvida pelo trio de carnavalescos Caio Araújo, Wallacy Vinícios e Willian Tadeu. 

 Confira a declaração da escola no instagram:

“Sou mais um filho da noite, sangue preto do Brasil. Sem chibata e sem açoite, recusei-me a ser servil. O mais bravo dos soldados, entre fuzis e canhões, a voz dos injustiçados ante as submissões.

Pela voz dos excluídos, liberdade há de raiar! Se a cidade nos sufoca, rabiscamos sua imagem onde é negra a história e é branca a paisagem: Itamares, Carolinas, Adhemares e Geraldos hão de ver brilhar Eunice e queimar mais “Borba Gatos”!

Não esqueçam o passado, minha chama não se apaga eis meu nome e meu legado: Francisco José das Chagas.

O SANTO NEGRO DA LIBERDADE

MUM – CARNAVAL 2023 

Pesquisa, texto e desenvolvimento: Caio Araújo, Wallacy Vinícios e Willian Tadeu

Ideia original: Guilherme Cruz e Thiago SP

Logotipo: Pablo Mendonça

@pablu_o

Apoio: UNAMCA – UNIÃO AMIGOS DA CAPELA DOS AFLITOS. @aflitos.unamca” 

A escola já se encontra com seus preparativos para o carnaval de 2023 em andamento. Durante as tardes de sábado, ocorre a Escolinha de Bateria – Sistema de Aprendizagem Percussiva – SAP com o Mestre Dennys e seus diretores.

No carnaval de 2022, a agremiação ficou em 4° lugar com o enredo “Aruanda – O Eterno Retorno”

Deixe seu Comentário

Erick Eduardo