Colesterol alto: O que é importante saber?

pizza, italian, food-1239077.jpg
Conheça os alimentos que, em excesso, levam ao desenvolvimento do colesterol. Foto: Freepik

Colesterol é um conjunto de gorduras necessárias ao nosso organismo com funções específicas como a de produzir hormônios. Essas gorduras são classificadas em dois tipos: HDL, considerado o colesterol bom, e o LDL, considerado o colesterol ruim. Se eles estão em desequilíbrio o colesterol torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como o AVC e doenças coronarianas.

A hereditariedade também é um fator determinante para níveis de colesterol alto mesmo quando a pessoa tem hábitos saudáveis. Por isso é importante além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada, fazer os exames de rotina para que sejam avaliadas as taxas de gordura no sangue e, se houver necessidade utilizar medicamentos sob prescrição médica para controle.

Quando o colesterol ruim está em maior quantidade no nosso organismo a alimentação é uma grande aliada para se alcançar o equilíbrio das taxas. É aconselhável:

  • Consumir em maior quantidade alimentos in natura: frutas, verduras e legumes.
  • Consumir com moderação alimentos processados: pão, macarrão, farinhas, óleos vegetais, doces
  • Evitar o consumo de alimentos ultra- processados: macarrão instantâneo, salgadinho de pacote, embutidos, sucos industrializados em pó ou caixinha, refrigerantes.
  • Sempre lembrando que a alimentação deve ser elaborada respeitando cada caso e sua evolução clínica bem como os hábitos alimentares individualizados.

Texto: Dra. Dulce Carvalho – Nutricionista

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa