Carnaval 2022: Vai-Vai abre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial reencontrando o passado na Avenida com o enredo ‘Sankofa’

No último dia de desfile das escolas de samba de São Paulo a tradicional escola de samba Vai-Vai foi a primeira escola a desfilar na noite deste sábado e trouxe como enredo “Sankofa” que traz a essência da escola que é falar de ancestralidade e temas afro centrados. O tema trata de um conto de uma ave africana que traz o ensinamento que “nunca é tarde para voltar atrás e buscar o que ficou perdido”.

Após o rebaixamento para o Grupo de Acesso 1 em 2019, o Vai-Vai voltou com um chão forte de sua comunidade vibrante, que cantou o samba-enredo do início ao fim do desfile.

Em sua alegoria, a Saracura homenageou, no louro do símbolo da escola, seus baluartes e personalidades importantes na construção de sua história, como é o caso de Henricão, um dos fundadores da escola, que também é citado no samba-enredo nos versos “É Dona Olímpia, é seu Livinho/ Nosso Henricão, eterno caminho/ Se o Filme marcou, eu não estou sozinho/ Vem Sankofa de volta pro seu ninho”.

Na ala das crianças, Tia Cleuzi, que faleceu no início do mês, foi homenageada com um grande estandarte, pois por anos foi a responsável pela ala e por formar passistas dentro da escola.

Por fim, o homenageado em 2011 pela escola, o Mestre João Carlos Martins, veio “regendo” a bateria.

Ficha técnica – Vai-Vai

Presidente: Clarício Gonçalves

Carnavalesco: Chico Spinoza

Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Pingo e Paula Penteado

Rainha de bateria: Verônica Bolani

Intérprete: Luiz Felipe

Créditos: Murilo Garcia

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna