Influências Africanas: Conheça o Museu Afro

O local aberto ao público tem sua representação sobre a arte negra do Brasil 

Foto: Reprodução/ Facebook/ Museu Afro

Voltado ao universo cultural negro no Brasil, o Museu Afro localizado no Parque Ibirapuera  conta com mais de 6 mil obras, sendo elas: pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos entre outros. O espaço obtém três andares levando muita cultura sobre artes africanas para o público. O Museu teve sua inauguração em 2004, feito pelo arquiteto renomado Oscar Niemeyer, juntamente com o engenheiro Joaquim Cardozo, e atualmente é administrado pelo diretor Emanoel Araújo. O local de tamanha importância cultural aborda temas relevantes como a religião africana, diáspora africana e a escravidão como trajetória histórica e suas influências. 

Uma grande curiosidade é que o Museu Afro foi realizado pela iniciativa de Emanoel Araújo, o qual é o ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Emanoel teve atitudes para explorar pesquisas sobre heranças culturais relacionadas a arte negra do Brasil, e hoje é o atual curador do Museu. O espaço além de levantar discussões relevantes sobre acontecimentos como a escravidão no Brasil, também tem dentre suas artes, atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, um teatro e uma grande biblioteca especializada sobre o tema. 

Vale ressaltar que para entrar no Museu, é obrigatório o uso de máscaras e levar o comprovante de vacinação. 

O Museu Afro Brasil fica localizado no Parque Ibirapuera, próximo ao portão 10. O local fica aberto de terça a domingo das 10h às 17h. Os ingressos custam 15 reais, e meia entrada: 7,50. As quartas feiras é gratuito.  Com certeza é uma programação que vale a pena, juntamente sobre a contemplação sobre a arte negra do Brasil. 

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jeniffer Alves