Vegetarianismo: uma prática alimentar que vem crescendo entre os brasileiros

lettuce, salad, garden-5178889.jpg
Foto: Pixabay

Vocês já devem ter ouvido algum amigo dizer que se tornou vegetariano ou que tem vontade de fazer a transição para a prática alimentar do vegetarianismo?

Pois bem hoje cerca de 14% dos brasileiros acima dos 16 anos, se declaram vegetarianos e este percentual vem aumentando gradativamente. Sendo que a motivação pode ser defender as causas dos animais e do meio ambiente, aspectos ligados à saúde, convicções religiosas e até mesmo o paladar.

A dieta vegetariana se baseia em alimentos de origem vegetal e exclui todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados e pode sofrer uma classificação de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios).

  • Ovolactovegetariano: na qual há a presença de ovos, leite e laticínios na alimentação;
  • Ovovegetariano: consome ovos e exclui os demais;
  • Lactovegetariano: que exclui os ovos, porém mantém os laticínios;
  • Vegetariano estrito: na qual, não há nenhum alimento de origem animal;
  • Vegano: o indivíduo não utiliza qualquer produto de origem animal ou testado em animais para qualquer finalidade alimentar.

É possível uma alimentação equilibrada em nutrientes chaves para a manutenção da saúde, consumindo de forma diversificada, principalmente alimentos in natura e pouco processados exemplos: (frutas, legumes, verduras e vegetais, grãos, além da água e produtos integrais).

É aconselhável realizar exames laboratoriais para certificar-se se há carência de algum nutriente e quando necessário fazer a suplementação indicada por médico ou Nutricionista.

Para quem quer ter um primeiro contato com o vegetarianismo o Brasil apoia a campanha internacional Segunda sem carne, coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio ambiente da Prefeitura de São Paulo, cujo objetivo é o não consumo de carne pelo menos uma vez por semana, visando à reflexão do impacto desta prática na saúde e no meio ambiente.

Deve-se estar atento à qualidade dos alimentos e seu porcionamento em todas as refeições diárias, assim a alimentação vegetariana, irá colaborar satisfatoriamente para quem optar por ela.

Bom apetite!

Texto: Dra. Dulce Carvalho

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa