Mulheres no Samba: Conheça as vozes femininas que marcaram o Carnaval

Conheça as vozes femininas que marcaram o Carnaval. Foto: Divulgação

Em um ambiente majoritariamente dominado por homens, as alas musicais das escolas de samba tiveram importantes personalidades femininas que cantaram e encantaram a avenida com suas vozes. Vamos conhecer algumas delas?

Elza Soares

Sabemos que a Deusa foi o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2020, mas a cantora também já interpretou um samba-enredo na Sapucaí. Pois é, em 1969, uma época que ainda não era comum ter vozes femininas em carros de som no Carnaval, Elza Soares cantou pelo Acadêmicos do Salgueiro, com o enredo “Bahia de Todos os Deuses”.

Interpretando nesse Carnaval, Elza se tornou a primeira mulher a cantar um samba enredo em um desfile de escola de samba.

Eliana de Lima

A Unidos do Peruche teve não só uma como duas vozes femininas que marcaram Carnavais. A primeira é Eliana de Lima, que esteve na verde, amarelo, branco e azul em Carnavais entre 1985 e 1988, depois em 1990 e retornando em 2002, encerrando no ano seguinte.

Além da Unidos do Peruche, Eliana esteve na escola de samba Príncipe Negro (1980), e na Leandro de Itaquera, onde interpretou um dos maiores clássicos dos sambas-enredo de São Paulo, o “Babalotim ─ A História dos Afoxés”, em 1989. Eliana também esteve na vermelha e branca entre os anos de 1992 e 1995, e retornando em 1999, interpretando até 2000.

Sendo uma das principais vozes femininas do Carnaval de São Paulo, Eliana também é conhecida por sua carreira solo, emplacando sucessos como “Desejo de Amar”.

Bernadete

Além de Eliana de Lima, outra grande voz da Unidos do Peruche foi Bernadete, a primeira mulher a ser intérprete de samba-enredo no Sambódromo do Anhembi. A cantora interpretou na “Filial do Samba” entre os anos de 1991 e 1993. Confira um dos principais sambas-enredo na voz de Bernadete.

Conhecida no mundo do samba como a “Tulipa Negra do Samba”, Bernadete também é a fundadora da Império Lapeano, que hoje desfila nas ruas de São Paulo, pelo Grupo de Acesso 1 de Bairros, organizado pela União das Escolas de Samba Paulistanas, a UESP. Além de fundar a agremiação, Bernadete também foi a intérprete oficial da escola.

Bernadete também tem sua carreira solo, emplacando sambas como “Jogo da Vida”.

Grazzi Brasil

Sendo uma representante da nova geração de mulheres no samba, Grazzi Brasil iniciou sua carreira como intérprete na escola de samba Vai-Vai, em 2017, fazendo parte do apoio do carro de som da agremiação do Bixiga. Sua voz esteve presente na gravação oficial do samba-enredo, chamando a atenção por sua interpretação no enredo que homenageou a ialorixá brasileira, Mãe Menininha do Gantois.

No ano seguinte, Grazzi se tornou a primeira mulher a ser intérprete do Vai-Vai. A cantora, além da Saracura, esteve junto com Celsinho Mody, na Paraíso do Tuiuti (RJ), que conquistou o vice-campeonato com o enredo “Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?”.

A intérprete também teve passagem na São Clemente (RJ), Tamandaré (Guaratinguetá), e atualmente, retornou à escola de São Cristóvão, mas também será a voz da Estrela do Terceiro Milênio (SP) e a Deixa Falar (PA).

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna