Mídia e padrão de beleza no país tropical

smile, happy, people-2072907.jpg
Foto: Pixabay

Hoje temos acesso a tanta informação, mas elas estão aí para nos esclarecer ou para nos confundir?

Vamos fazer um recorte nesta conversa, falando um pouco sobre o “poder” que as mídias têm de influenciar principalmente nossos jovens, sobre o que seria o melhor padrão de beleza para ser aceito na sociedade.

Os padrões pré-estabelecidos mais perceptíveis, estão ligados à constituição física (magro), a cor da pele (branca), cor dos olhos (claros), estatura (alto).

O boom de imagens de corpos sarados, principalmente nas redes sociais, e a falta de informação com conteúdo faz com que muitos jovens percorram um caminho tortuoso com a prática de dietas muito restritivas.

Em casos mais severos, tal comportamento acaba desencadeando o desenvolvimento de transtornos alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, comprometendo a saúde física e emocional.

É necessário desmistificar essas considerações de que há um único padrão de beleza, até porque o Brasil tem etnias diversas que influenciam a nossa constituição física.

Dito isso, da próxima vez que olhar aquela foto da supermodelo pense:

  • A imagem foi tratada e, portanto aquele resultado plástico é inatingível.
  • É preciso ter consciência da minha etnia e valorizar os pontos de beleza relativos a ela: cabelo, cor da pele, traços do rosto, etc…
  • Dietas restritivas não me farão emagrecer, mas poderão comprometer a minha saúde física e mental (anemia, cansaço, distúrbios gástricos, falta de concentração), entre outros.

O que fazer?

  • Priorize alimentos in natura e diminua o consumo alimentos ultra processados, ou seja, os que têm em sua composição alta quantidade de conservantes, açúcares e sal.
  • Capriche na alimentação priorizando a comida de verdade: arroz, feijão, frutas, verduras, legumes, carnes. A montagem de um prato colorido com alimentos diversificados indica que a alimentação está rica em nutrientes.
  • Tenha prazer ao comer, mas busque o bom senso e procure sempre hidratar-se com água e sucos de frutas.
  • Se optar por tratamentos estéticos ou de emagrecimento, pesquise e procure profissionais graduados e capacitados.
  • Alie alimentação à prática de exercícios físicos, ambos são primordiais ao bem estar e são fundamentais para o equilíbrio e manutenção do peso corporal e da saúde como um todo.

Saiba que você é único e especial. Se ame, isso também é autocuidado.

Texto: Dra. Dulce Carvalho – Nutricionista

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa