Carnaval 2022: Em live, Sidnei Carriuolo diz que LIGA SP vai brigar para permanecer com desfiles na sexta-feira e no sábado

Presidente da entidade usou transmissão ao vivo para afirmar que a organização não teve influência na mudança de datas, mas que agora busca formas de proporcionar o melhor carnaval para a cidade dentro das condições oferecidas pelo poder público

Sidnei Carriuolo discursando para escola Águia de Ouro antes da agremiação iniciar seu desfile. | Foto: Ismael Toledo

Na tarde de terça-feira (25), a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP) realizou uma live para comentar o adiamento dos desfiles de carnaval que ocorrem nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo. 

Na última sexta-feira, após uma reunião entre as prefeituras carioca e paulistana, foi anunciado a transferência da festa das agremiações carnavalescas para abril. A decisão foi baseada no parecer da secretaria de saúde das duas cidades sobre a situação atual da pandemia, os órgãos que temem pelo aumento da disseminação da variante Ômicron e por isso aconselharam as prefeituras a suspensão temporária da festa.  

A notícia causou dentro da comunidade do samba muitas especulações e dúvidas em torno da posição das entidades organizadoras do evento nesta decisão. Diante disso, o presidente Sidnei Carriuolo veio a público para esclarecer as incertezas do sambista paulistano.

O dirigente afirmou que a decisão de adiar os desfiles das escolas de Samba foi do poder público. Segundo Sidnei  “ a Liga SP não tem o poder de vetar ou prosseguir com os desfiles no Anhembi.” Porém, ressaltou que algumas entidades manifestaram o desejo de postergar a festa para Abril.

“A maioria dos presidentes das escolas de São Paulo foram favoráveis ao adiamento. A decisão não foi da Liga. Nós temos o mesmo entendimento do povo. Se outros eventos podem, por quê o nosso não? A diferença é que a nossa festa tem boa parte de investimento de verba pública, eles são os donos do espetáculo. Não fomos consultados. Um fala e outro obedece.”

Sidnei também comentou que escolas de samba atravessam um momento difícil com este período de incertezas em relação a festa. De acordo com o presidente, as escolas estão sofrendo com quadras vazias, falta de componentes nas alas e baixa procura pelas fantasias e estes fatores colaboraram para o incentivo dos presidentes a mudança de data.

 Calendário dos desfiles

A nova data escolhida para os desfiles de carnaval foi o feriado de Tiradentes.  Durante o  feriado prolongado em todo território nacional haverá as apresentações das agremiações que pertencem ao Grupo de Acesso (21 de Abril – quinta-feira) e Grupo Especial ( 22 de Abril – sexta-feira e 23 de Abril – sábado). O Grupo de Acesso II está programado para acontecer uma semana antes do feriado, no dia 16 de Abril.

Pela primeira vez em vinte dois anos, os desfiles dos Grupos de elite do São Paulo e Rio de Janeiro serão no mesmo dia. Fato que incomoda a Liga SP que sofre pressão por parte da organização carioca e da TV detentora dos direitos de veiculação dos desfiles no sambódromo para remanejar o espetáculo para os dias 20 de Abril (quarta-feira) e 21 de Abril (Quinta-feira). Caso essas datas se estabeleçam, a entidade paulistana terá que rever toda a programação do carnaval de São Paulo.

Sobre isso, Carriuolo diz que não concorda com a posição da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) e afirma que vai brigar para permanecer com a data. “O Rio está procurando o melhor para eles porque a sexta-feira e sábado são dias favoráveis. Nós desfilamos às sextas e sábado há 22 anos. Não sei como vai se resolver, mas quem vai ceder? Sempre São Paulo?”, declarou o presidente. 

Sobre a TV Globo, Carriuolo diz que a emissora não tomou partido. Segundo o dirigente a TV deixou a decisão da divisão dos dias por conta das entidades organizadoras  porém existem questões contratuais que regulamentam essa segmentação. “ Essa questão descrita no contrato com a Rede Globo, lá diz que os desfiles do Grupo Especial das escolas de Samba de São Paulo acontecem na sexta-feira e no sábado. Então com relação à emissora  eu não tenho muito o que debater já está meio que definido esta situação contratual. Mas tudo é uma questão conversa. São Paulo tem uma festa diferente. Nosso carnaval é uma festa de comunidade, quem faz, quem desfila e quem vai assistir o carnaval comunidade, nós não somos um produto de turismo. O carnaval do Rio é bem diferente”, afirma. 

Desfile da escola Camisa Verde e Branco | Foto:  Ismael Toledo

Outro ponto que fomenta a discussão sobre a coincidência das datas é a situação dos trabalhadores do carnaval que atuam nas duas festas. Uma vez que os desfiles ocorram simultaneamente, estes operários do samba perdem seus empregos em uma das festas.  Para este público o presidente diz que somente o carnaval de São Paulo está sofrendo críticas e não vê sentido não haver cobranças para o lado carioca. Na visão do dirigente, o carnaval de São Paulo é visto por alguns sambistas como subproduto e por conta disso devemos aceitar todas as imposições feitas por outras praças. “ Temos que encontrar uma solução que não nos prejudique. Sim, temos Rede Globo e o pessoal que desfila em São Paulo e no Rio, mas nós temos pessoas que desfilam somente em São Paulo e eu não posso sacrificar este grupo que desfila somente aqui na cidade em benefício de quem desfila nas cidades. Não estou criticando quem opta por desfilar nas duas festas, é um jogo de interesse e eu respeito isso” , diz o presidente.

 O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes afirmou em entrevista nesta terça-feira (25) para o programa Bar Apoteose da TV Paticumbum no Youtube que não abrirá mão das datas já estabelecidas. “  Não vou repensar as datas. Não dá para fazer um desfile que termina às 06h da manhã em um dia de trabalho. Nós vamos fazer os desfiles do Grupo de Acesso na quarta-feira e quinta-feira, Grupos Especial na sexta-feira e  sábado, finalizando no domingo com o desfile infantil e disso eu não arredo o pé”, esclareceu o prefeito.

Consequências do adiamento

Ainda existem muitas incertezas em relação a folia do momo de 2022. Uma dúvida recorrente do público carnavalesco é em relação aos ingressos já adquiridos para a festa que aconteceria em fevereiro. Sobre isso Sidnei afirma que tudo está mantido para Abril. “As pessoas quando compraram os ingressos, aceitaram um termo que a entrada terá validade caso houvesse adiamento e cancelamento, fazendo com que ela ficasse válida até 2023. “Vamos preservar o direito de todos. Quem não quiser ir na nova data, devolveremos o dinheiro.”

Arquibancada do carnaval 2020. | Foto: Ismael Toledo

Por fim, o presidente da Liga SP deixou um recado para a comunidade carnavalesca de São Paulo. “A gente se unindo temos 1000% de chance de conseguir o nosso objetivo. Gostaria que todo mundo parasse pra pensar um minuto, ouvir o que estamos falando e depois refletir sobre o assunto”.

Deixe seu Comentário

Jéssica Souza