Mês da Consciência Negra – Aspectos ligados à saúde pública e à alimentação

Mês da Consciência Negra – Aspectos ligados à saúde pública e à alimentação. Foto: unsplash.com

A saúde da população negra merece atenção particular devido as suas necessidades específicas. Para esta realidade foi instituída a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, através da portaria 992, que tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças, levando-se em consideração as desigualdades étnico-raciais.

As seguintes doenças são prevalentes na população negra: anemia falciforme, doença hipertensiva específica da gravidez, hipertensão arterial, diabetes mellitus e mais recentemente alguns quadros de demência refletidos em um aumento na porcentagem de internações. A herança genética, fatores históricos e sócios culturais e as dificuldades de acesso ao SUS, estão entre os aspectos que colaboram para o desenvolvimento das doenças acima citadas.

De maneira geral cuidar da alimentação pode colaborar para que tais doenças não se desenvolvam ou que uma vez instaladas estejam sob controle.

Pontos a serem considerados:

  • Cuidado com o consumo de sal, se já tem uma pré – disposição à hipertensão é aconselhável, utilizar-se de temperos naturais ao invés dos temperos industrializados e procurar não adicionar mais sal às preparações culinárias.
  • Incluir fibras na alimentação, elas tem papel importante no controle da glicemia e ficar atento aos sinais, como sede e fome frequentes e vontade de urinar diversas vezes ao dia.
  • Para quem está tratando a anemia falciforme é importante incluir alimentos fontes de ácido fólico, conhecido também por vitamina B9 (são fontes as verduras e os legumes de cor escura, como por exemplo: couve manteiga, rúcula, espinafre, brócolis), além das leguminosas como o feijão, ervilha, grão de bico entre outras.
  • É de suma importância a avaliação médica para o diagnóstico e melhor definição nas condutas de tratamento, que podem contar com os serviços de uma equipe multiprofissional.

Pelo o exposto percebe se o quanto é importante cada dia mais, construir-se políticas públicas sensíveis e adequadas, com ações que contemplem aspectos diversos, para a manutenção da saúde física e mental dessa parcela da população.

Texto: Dra. Dulce Carvalho – Nutricionista

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa