Samba, Suor e Saudade: Hamilton Fofão conta seus desafios e saudades no mundo do samba

Hamilton Fofão. Foto: Divulgação

Samba

Hamilton Fofão é músico, cantor, compositor e sobrinho neto de Silas de Oliveira. Nascido e criado no Morro da Serrinha, em Madureira, começou muito cedo a frequentar os quintais da Serrinha, onde conviveu e foi influenciado por batuques como o samba, o partido alto e o jongo. 

Logo depois, começou a participar dessas manifestações culturais, como o jongo de Mestre Darcy, no quintal da vó Maria Joana, entrando na bateria do Império do Futuro, na casa de Tia Ira. Além disso, esteve no projeto “Tocando a Vida”, onde aprendeu a tocar cavaquinho que o levou a participar de diversas rodas de samba do subúrbio carioca. Nesse projeto, Hamilton se encontrou com Rodrigo Maranhão, que também influenciou na sua formação musical e essa parceria continua até hoje, no bloco Bangalafumenga

Hamilton tocou durante um tempo na velha guarda show do Império Serrano acompanhando baluartes como Wilson das Neves, Zé Luis do Império, Aluísio Machado, Ivan Milanês, entre outros.

Suor

O jongo, o samba e o morro formam o cenário musical repleto de força presente no trabalho de Hamilton Fofão. Sendo sobrinho neto de um importante compositor de sambas de enredo, o artista traz toda a riqueza da tradicional comunidade de Madureira. Mas, antes da casa do jongo bonita localizada na parte de baixo do morro, tinham-se muitas dificuldades para manter as atividades na casa. Já na parte de cima da Balaiada, por diversas vezes, foram feitas vaquinhas para comprar o lanche das crianças. Era um sufoco dos grandes.

Saudade

Neste espaço do projeto “Samba, Suor e Saudade”, artistas contam suas saudades dentro do mundo do samba. Hamilton conta que sente muita saudade de Tia Maria do jongo, e Luiza Marmelo. “Essas duas merecem todo meu respeito”, finaliza o compositor.

Acompanhe o trabalho de Hamilton Fofão:

Instagram: @hamilltonfofao

Facebook: Hamilton Fofão

Spotify: Hamilton Fofão

Texto: Jace Lucas

Edição: Victoria Vianna

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa