Passando por reformas, Museu do Ipiranga tem previsão para reabertura

Com o foco em ser um exemplo de inclusão do país, Museu do Ipiranga entra em reforma e tem previsão de reabertura para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil

Museu do Ipiranga, localizado no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Foto: Divulgação

Fechado para o público desde 2013, considerado um dos maiores e mais importantes museus do Brasil, o Museu do Ipiranga tem previsão para reabertura em setembro de 2022, para a comemoração do bicentenário da Independente do Brasil.

O museu atualmente está passando por algumas reformas, com objetivo de ser um exemplo de inclusão do país, sendo assim, será instalado elevadores para acessibilidade. Outra mudança que acontece, é na entrada do museu, em museus antigos no mundo todo, a entrada de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida são adaptadas nas laterais, a ideia é a de que todos entraram pelas mesmas portas.

Em um outro local, o museu agora terá um espaço especial com 6.800 metros quadrados de área que abrigará sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório e lojas. Este local já está com 55% da obra concluída.

E as obras não ficam de fora da reforma, tendo 329 peças em tratamento para apreciação multissensorial, em que o público poderá tocar, tendo legendas com palavras simplificadas e em libras.

Em reunião virtual promovida pelo Comitê Gestor do Novo Museu do Ipiranga, foi divulgado que, atualmente, o museu está com 70% das obras restauradas.

Confira um dos episódios lançados pela equipe do Novo Museu do Ipiranga em que é mostrado trechos do processo de restauração do local:

Deixe seu Comentário
Artigo de

Camila Alves