‘Festival Afrikanse’ realiza edição online com artistas africanos e brasileiros

Evento conta com giras de conversas, vivências artísticas e o tradicional sarau Afrikanse

Artista e ativista de direitos humanos Prudence Kalambay. Foto: Divulgação/Festival Afrikanse

Tendo início na próxima terça-feira (13), o ‘Festival Afrikanse’ realizará uma edição online, que será transmitida através do Facebook do Núcleo Coletivo Das Artes e do canal do Youtube das Edições Afrikanse.

Com exibição a partir das 16h, o evento conta com giras de conversa, vivências artísticas e o tradicional sarau Afrikanse, o Festival, organizado pelo angolano Ermi Panzo e pela brasileira Rita Teles, conta com personalidades africanas ─ de países como Angola, Camarões, Senegal, Togo, Cabo Verde, entre outros ─ e brasileiras.

O evento acontecerá até o dia 18 de abril.

Confira a programação do Afrikanse:

Terça-feira (13)

A abertura do Festival será marcada pela benção das Mamas ─ como se denomina as mães e mulheres mais velhas nos países africanos que falam português ─, que através de uma gira de conversa, destacará as figuras femininas na cultura de matriz africana e contará com a participação de Nega Duda (Brasil), Melanito Byouz (Camarões), Dona Jacira (Brasil) e Dona Engracia (Angola).

Quarta-feira (14)

No segundo dia do evento, a gira “Conexão Artes Visuais” conta com a participação dos artistas Mumpasi Meso (República Democrática do Congo), François Muleka (Brasil) e Jesse Jane (Moçambique).

Quinta-feira (15)

O Festival Afrikanse também terá uma gira especial sobre moda, a “Estética e Resistência”, reunindo profissionais da área para um debate sobre empoderamento e valorização do segmento em vestuário e estilo. A conversa terá a participação de Nana Milumbe (Brasil), Tekasala (Angola), Hanayrá Negreiros (Brasil) e Tchiloya Vagnaide (Angola).

Sexta-feira (16)

Com as participações de Akins Kinté (Brasil) e Kunta Kinté (Senegal), a gira de conversa “Narrativas Literárias” marca o encontro dos artistas que compartilharão similaridades de seus processos de criação artística da palavra falada e da palavra cantada (ritmo + poesia).

Sábado (17)

Durante o penúltimo dia de evento, criadores de tendências e influenciadores contarão suas vivências sobre as novas formas de pensar e revisitar as diversas culturas das áfricas na diáspora contemporânea. A “Rotas Contemporâneas” terá a participação de Mister Prav (Benin), Ndeye Fatou Ndiaye (Brasil-Senegal) e Vensan Iala (Guiné Bissau).

Domingo (18)

O último dia de Festival contará com o tradicional sarau Afrikanse, que levará ao público um espetáculo multilinguagem, apresentado pela artista e ativista de direitos humanos Prudence Kalambay (República Democrática do Congo). A conversa também terá a presença de renomados artistas africanos já estabelecidos na diáspora brasileira como: Fanta Konaté (Guiné Conacri), Ermi Panzo (Angola), Daphney Mapaseka Tukisi (África do Sul), Vocal Kuimba (Angola), Tyno Val (Togo), Vindas d’ África (Cabo Verde e Angola), Jessica Areias (Angola) e outros. 

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna