Seis Sigma: a filosofia administrativa concentrada em eliminar erros e desperdícios operacionais

Campinas, São Paulo 4/3/2021 –

Mais do que uma metodologia orientada por processos e dados, a aplicação é pautada na consistência, pois fornece os mesmos resultados repetidamente com variação zero, em vez de entregá-los apenas uma vez.

Difundida por Jack Welch na década de 80, e criada sob a proposta de administrar os negócios com uma atenção dedicada à eliminação de erros e desperdícios, e, mitigando a repetição do trabalho, a metodologia Seis Sigma define patamares de desempenho organizacional mensurável. O que, por sua vez, facilita o alcance e acompanhamento das metas de desempenho por parte das empresas.

No centro da metodologia Seis Sigma – adotada e aprimorada por empresas como a Motorola e a GE, ainda nos anos 80 – destaca-se o método estratégico para a solução de problemas que tem por intuito o aumento da satisfação do cliente e melhoria do resultado final.

“Evitar que erros sejam cometidos em processos produtivos faz com que qualquer empresa poupe, e até ganhe, dinheiro, ao invés de perder ou apostar em investimentos arriscados”, explica Virgílio dos Santos, cofundador da empresa campineira FM2S.
O empresário, ex-aluno da universidade de Campinas UNICAMP, fortalece o raciocínio ao propor que ao aplicar a metodologia Seis Sigma ao negócio, a empresa não só se ajuda como também impacta de forma positiva o cliente e consumidor geral da categoria.

“Quando um profissional coordena um projeto sob a ótica Seis Sigma, seja com um profissional certificado Green Belt ou Black Belt, ele obtém um conhecimento valioso para si e à empresa. O que o capacita a assumir um papel de maior destaque e assertividade em sua área de atuação”.

Vale ressaltar que a metodologia Seis Sigma é difundida e aplicada mundialmente sob a acreditação do “The Council for Six Sigma Certification”. Instituição com fundação em 2005 que age como revisora e acreditadora de treinamentos e certificações em todos os níveis da metodologia.

Além disso, o Seis Sigma pode e é aplicado junto da metodologia Lean. Essa união usa o melhor de cada uma e possibilita ao Seis Sigma enfatizar a eficiência nas características operacionais e de processos, eliminando erros. Enquanto o Lean atua na estratégia, se concentra na identificação de etapas desnecessárias que consomem esforços e recursos da organização.

A aplicação dessa união gera à organização sete benefícios diretos. Sendo eles:
1- Melhoria da cultura organizacional.
2- Crescimento da empresa.
3- Garantia da conformidade.
4- Aplicabilidade em todos os níveis e setores.
5- Padronização e previsibilidade.
6- Nutrição da capacidade gerencial e de liderança.
7- Melhoria nos processos de negócios e sustentação da melhoria contínua.

Assim sendo, o profissional certificado Seis Sigma, seja ele White, Yellow, Green, Black ou Master Black Belt, pode se aprimorar ainda mais ao absorver o conteúdo disposto na união Lean Seis Sigma, aumentando suas capacidades como líder e obtendo uma visão ainda mais apurada dos processos de negócios.

Para saber mais sobre práticas de qualidade e gestão empresarial, ou conhecer a FM2S, basta acessar os canais da empresa, ou entrar em contato:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/
Site: https://www.fm2s.com.br/
WhatsApp / Telefone: (19) 99941-1281 / (19) 4101-0234

Website: https://www.fm2s.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de