A desafiadora comissão de frente da Barroca Zona Sul

Ale Batista e Thais Seixas estrearam como coreógrafos na volta da agremiação ao grupo de elite do carnaval paulistano

Imagem Instagram Barroca Zona Sul

Começamos nosso texto de hoje contando um pouco da trajetória da dupla de coreógrafos da comissão de frente da escola de samba Barroca da Zona Sul que foram renovados para o projeto da escola em 2021.

Ale Batista iniciou no carnaval em 1991 pela X-9 Paulistana e também na Tom Maior, sempre desfilando pela bateria, em um determinado ano chegou a desfilar por 9 escolas, mas sempre neste setor. O contato com a comissão de frente se deu através de Ricardo Negreiros que era amigo de Ale e faziam teatro juntos, sendo que Ricardo já era vinculado ao carnaval.

No ano de 2017, no qual Ricardo coreografava uma ala, ele chamou Ale para participar como um dos atores de destaque na coreografia , no carnaval do ano seguinte seguiu na ajuda da ala, foi quando Negreiros o convidou para participar da comissão de frente da Barroca Zona Sul, porém por uma série de motivos acabou não dando certo naquele ano.

Já em 2019 recebeu novamente o convite para integrar e atuar na comissão de frente da Barroca, ele aceitou e seguiu auxiliando o coreógrafo, passando exercícios de atuação aos componentes para as cenas que foram para a avenida. Nesse meio tempo Thais Seixas que realizava um trabalho fora do país voltou e também complementou na ajuda com a comissão na realização da parte técnica.

Passado o carnaval, obtiveram um retorno positivo com relação ao trabalho executado, com isso Ricardo recebeu uma proposta de outra agremiação e sugeriu para a diretoria do Barroca que continuassem o trabalho com a Thais e Ale, que já faziam parte do projeto inicial. Por sua vez a escola aceitou a sugestão dando oportunidade para continuação do projeto e da equipe de coreógrafos . Começa aí então a grande parceria de Ale Batista e Thais Seixas na escola de samba Barroca Zona Sul.

Thais nos conta que sua trajetória teve início no carnaval em 2010 como componente da comissão de frente da X-9, de lá passou por outras escolas como Leandro de Itaquera e Rosas de Ouro. Na Roseira Thais ficou algum tempo, não se recorda ao certo as datas atuando como passista, em 2018 foi princesa de bateria na Barroca Zona Sul e em 2019 começou a atuar na parte técnica junto com Ricardo Negreiros. Thais já passou por vários setores, tais como destaque, princesa, ala coreografada, alegorias e comissões de frente das agremiações X-9 Paulistana, Leandro de Itaquera, Estrela do Terceiro Milênio, Rosas de Ouro, Flor de Vila Dalila e Barroca Zona Sul.

O projeto inicial com a comissão de frente da Barroca Zona Sul foi bastante desafiador, a coreógrafa não imaginava que assumiria o posto tão breve, mas sempre teve o sonho e sabia que um dia aconteceria. Ela é bastante grata ao Lion e também ao Ricardo pela indicação de dar continuidade ao projeto iniciado por eles na escola da zona sul. Thais que conheceu a dupla em meados de 2014 quando fizeram juntos a comissão de frente do Rosas de Ouro e ficaram bastante amigos.

Os dois coreógrafos assumiram em meados de maio de 2019, falam de diversos desafios, primeiro por conta de se tratarem de iniciantes como coreógrafos em uma comissão de frente do especial, depois por conquistar a confiança do elenco que apesar de conhecê-los, não conheciam o trabalho dos mesmos. Eles criaram inicialmente um plano de construção desse projeto programando cada ensaio nas questões coreográficas, foi bastante complicado no começo até que o grupo entendesse o processo de construção.

Outra dificuldade foi mostrar para o elenco que os coreógrafos sabiam realmente o que estavam fazendo, pois nesse processo também entrou muito a parte cênica, sendo tudo então milimetricamente planejado. “Todos os assuntos eram discutidos em conjunto com os componentes, pois sempre nos preocupamos com cada um deles”, enfatiza Thais.

Foto André Murrer

A coreógrafa diz que a fase mais complicada foram os ensaios realizados no Anhembi nos ensaios específicos, por conta de acontecerem muitas vezes na semana acumulados a ensaios de quadra, se tornando bastante exaustivos. Ela agradece ao elenco que mesmo cansados seguiam com garra e determinação, fala também sobre a sorte na escolha dos integrantes novos que foram selecionados através de audição, e também aos componentes que seguiram do projeto anterior que conseguiram juntar a mescla do conhecimento artístico de cada um. O elenco foi formado por atores, bailarinos, passistas, amantes do carnaval e pessoas que nunca tinham desfilado, agregando para a equipe como um todo.

Assim, Ale e Thais conseguiram executar um projeto com bastante amor e dedicação, chegando ao grande dia realizando um trabalho incrível na avenida, no qual impactaram todos os espectadores com belíssima desenvoltura de seu elenco.

Deixe seu Comentário

Alessandra Amorim