Retrato de Mário de Andrade por Lasar Segall
Foi na década de 30 em um ensaio publicado pela Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, que surgiu a expressão samba rural pela primeira vez, com autoria de Mário de Andrade. Antes dele alguns pesquisadores da época escreveram sobre algumas variações, como samba de roda, tambor, umbigada e jongo, mas nenhum criou a denominação feita por Mário.
O artigo escrito na revista por ele já foi muito utilizado por estudos sobre a narrativa da história da música popular em São Paulo. Chamado “Samba rural paulista”, no qual é retratado uma cultura musical integrada na maioria das vezes por negros e descendentes, que dançavam samba com instrumentos de percussão.
Mário de Andrade buscava entender em seus estudos as diferentes culturas e tradições que se espalhavam pelo país. Tanto que em sua obra “Macunaíma”, ele retrata bem a busca de traços culturais quando é narrada a formação do Brasil.
Para descrever com riqueza de detalhes e representação do que era o samba rural, ele dizia sobre a coletividade, o canto, a dança, a sensualidade, o ritmo e a coreografia, que formavam as características principais de sua denominação sobre o ruralismo do samba.
“Na terminologia dos negros que observei, a palavra samba tanto designa todas as danças da noite como cada uma delas em particular. Tanto se diz ‘ontem o samba esteve melhor’ como ‘agora sou eu que tiro o samba’. A palavra ainda designa o grupo associado pra dançar sambas. O dono-do-samba de São Paulo me falou que este ano ‘o samba de Campinas não vem’. E outros acrescentaram que a qualquer momento devia chegar a Pirapora ‘o samba de Sorocaba’” – Mário de Andrade.
Sua pesquisa foi realizada na cidade de Pirapora do Bom Jesus, considerada o berço do samba de São Paulo, a festa de Bom Jesus era um lugar onde existia ampla participação negra. Após sofrerem discriminação e não poderem participar dos festejos na cidade, os negros ficavam abrigados em barracões na área rural. Naquele local, eles se alegravam dançando com o samba de bumbo.
Com o passar dos anos o samba rural foi influência direta para a construção do samba urbano que se consolidou na capital. Mesmo com diversas descaracterizações com o passar do tempo da originalidade do samba rural raiz, não podemos nos esquecer a origem do início da nossa ancestralidade.
Viva o samba de Pirapora!