Você na Sampa: João Carlos, mestre-sala da Águia de Ouro

Crédito: Jobelli photos

Há mais de 30 anos no Carnaval, João Carlos, Mestre Sala da Escola de Samba Águia de Ouro iniciou sua carreira em 1990 na cidade de Diadema, numa escola de samba como Mestre Sala Mirim aos 7 anos idade.

Aos 14 anos, na mesma cidade se tornou o Mestre Sala Oficial. Em meados de 2002 João Carlos chega ao Águia assumindo o posto de 1º Mestre Sala e em 2003 assumi e se dedica há escola por 14 desfiles sendo o guardião oficial deste pavilhão.

Dançar sempre fez parte da sua vida. Há muitos anos exerce essa função e sempre esteve ligado ao Carnaval. Também coleciona momentos como dançarino, coreógrafo e professor internacional na Ásia, Japão e Coreia do Sul. 

Para João Carlos representar a escola conduzindo o pavilhão significa estar sempre conectado ao seu passado, sua Mãe é sua maior mestra e referência, além de poder amar essa arte e deixar um legado histórico para outros jovens que almejem conquistar o seu espaço.

Para ele ser um guardião de um pavilhão é ser um defensor, mestre, cartão de visita não só de uma arte que já atravessa décadas de histórias, mas também representar uma comunidade que dia a dia luta para fazer seu Carnaval e vivenciar momentos únicos de alegria e felicidade ao longo da construção deste espetáculo. 

João Carlos acredita que quando você ama o que faz, você atravessa muitos picos e momentos que devemos superar para fazer não só do trabalho um sucesso, mas também aprender a vencer os obstáculos. Ele ao longo de tantos anos aprendeu a administrar sempre da melhor forma para que sua relação com a arte não seja desgastada ao ponto de o deixar desmotivado ou sem interesse, porque vai muito além e vem de dentro da alma.

Sua grande inspiração, como já mencionado, é sua Mãe! Ela foi Porta Bandeira e mulher preta, solteira sambista, sempre o ensinou a base da arte até os seus 20 anos e partir de então vivencia quase 20 anos uma trajetória sempre numa evolução constante e buscando o autoconhecimento sem perder a essência e respeitando quem abriu caminho e espaço para que ele pudesse chegar.

Pensando em tantos segmentos que envolvem o Carnaval, se não fosse Mestre Sala seria Diretor de Carnaval. Já pensa nisso como um projeto futuro e já estuda para tal função. 

Apesar de achar difícil mencionar apenas um Carnaval, João Carlos destaca dois Carnavais que marcaram sua trajetória, que foi no ano 2003 na sua estreia como Mestre Sala oficial e 2020 quando se tornou Mestre Sala Campeão do Carnaval de São Paulo.

Sua prioridade de vida hoje é se estabilizar financeiramente dentre outras funções que exerce e quem sabe viver a experiência de ser pai e ter uma família. 

Sobre sonhos, João Carlos gostaria de ter uma experiência de morar fora do Brasil, no Japão ministrando aulas dentro da arte e também Samba no pé, que já exerce há 6 anos.

Para cruzar a avenida, sua preparação é constante desde quando assume um Carnaval. O processo é longo e o planejamento é intenso seja fisicamente, seja na alimentação saudável, construção coreográfica, construção com sua parceira e por fim na reta final cuidar da mente para que se tenha a tranquilidade, leveza e trazer a magia no momento tão esperado do desfile.

O enredo que marcou sua história foi do Carnaval 2022 – “Afoxé de Oxalá – No Cortejo de Babá, um canto de luz em tempos de trevas” da escola de samba Águia de Ouro.  Um enredo que trouxe toda sua ancestralidade africana, um carnaval que ele desfilou grato por toda narrativa pós pandemia e tendo a oportunidade de estar vivo diante de tantos outros que se foram e não puderam retomar suas vidas.

Para quem tem vontade de se tornar um Mestre Sala, o conselho é que tudo na vida tem seu tempo. Aprenda a respeitar quem está no mais alto patamar e construa sua história pois em algum momento a hora vai chegar. Tenha humildade, viva cada momento e mantenha-se firme porque o mais difícil nem sempre é chegar, e sim se estabelecer com maestria. 

Para cruzar a linha amarela João Carlos se prepara com banhos de ervas e se mantem em plena harmonia com sua parceira, com a fantasia e descanso absoluto.

O Carnaval 2023 trouxe mais um enredo mágico por retratar sonhos e ao mesmo tempo diversas perguntas sobre o que te levaria ao Céu.

São sempre muitos meses de trabalho em busca do sucesso e ele segue em parceria ao lado da Lyssandra Groothers que juntos trabalharam meses e meses para apresentarem um bailado irreverente, valorizando as tradições e estilo próprio!

João Carlos, que o seu amor ao Carnaval e à arte do bailar possam continuar nos contagiando! Vida longa!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa