VOCÊ NA SAMPA – Robério Theodoro

Robério Theodoro, Ex- Rei Momo do Carnaval de SP, coreógrafo da Comissão de Frente da escola de samba Pérola Negra e Rei da escola de samba Mocidade Alegre

CRÉDITO:ARQUIVO PESSOAL

Nascido e criado por uma família de sambistas, Robério Theodoro começou frequentando a Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, nos ensaios lá na Rua Santa Irineu e na Padre Machado, com sua avó e seu tio Tião Malukinho. Com sua mãe, ia assistir os desfiles das escolas de samba na Avenida Tiradentes.
Seu primeiro desfile foi no ano de 1991 na Barroca Zona Sul, na Alas das Crianças, com o enredo “Que Moda é Essa?” na inauguração do Sambódromo Anhembi.
Com toda sua bagagem, para Robério o Carnaval significa sua vida. Sempre coloca como prioridade em sua vida e faria isso quantas vezes fosse preciso pela nossa cultura do carnaval brasileiro. Pensa em contribuir com o crescimento, levantando a bandeira do samba e promete com orgulho sempre enaltecer o Carnaval.
Coroado como o 1º Rei Momo Magro do Carnaval de São Paulo, soube do concurso por um amigo e ele fanático pelo Carnaval, via ali a oportunidade de fazer algo tão especial e respeitoso dentro do samba. Para ele, a eleição da Corte Carnavalesca seria o lugar certo para externar sua paixão e seu amor por essa arte.
Não teve muita preparação para o concurso. Ensaiou a dicção e comunicação para não fazer feio perante aos sambistas, no samba no pé, se imaginou fazendo um grande show, entrou em cena, acreditou e confiou. Usou do amor e de coração aberto, mostrou sua garra, força de vontade e deu certo!
Dentre todas essas habilidades, Robério Theodoro também é coreógrafo da Comissão de Frente da escola de samba Pérola Negra.
Assumir essa responsabilidade de ser coreógrafo de uma comissão de frente começou na escola do bairro aonde ele morava no Jabaquara. Começou coreografando a comissão da escola União Independente da Zona Sul, nos anos de 97 a 99. No ano 2000 foi convidado pelo presidente Borjão e o Carnavalesco André Machado para coreografar a comissão da Barroca Zona Sul. Atualmente atua na Comissão de Frente da Pérola Negra e para ele, a sensação é sempre a mesma a cada ano, sempre um desafio diferente. Descreve como uma emoção incrível, por ser motivado por desafios. A cada comissão de frente, a cada personagem é uma responsabilidade dobrada que tanto ele, como todos os coreógrafos de comissões de frente precisam ter para atender as expectativas e superar os anos anteriores.
Para as audições da comissão de frente Robério costuma já avaliar na ficha de inscrição a experiência de cada participante. No dia da audição presencial, avalia na prática a força de vontade, além de avaliar a expressão corporal, facilidade com a coreografia e a explosão de cada um.
Sobre o futuro do samba e do Carnaval, Robério Theodoro acredita que as crianças estão cada vez mais entrosadas e considera isso importante para nosso futuro. Ressalta que as agremiações precisam dar preferência para pessoas que apreciam de coração o Carnaval para que o futuro esteja bem representado.
Para as pessoas que tem vontade de ingressar numa comissão de frente, ele diz que é preciso ter respeito com o quesito e com a escola no qual irá participar, além de muito compromisso, comprometimento e responsabilidade. Ressalta que fazer parte de uma comissão de frente é algo inenarrável. Só quem esteve ou esta sabe da sensação maravilhosa que sente desfilando.
Para quem tem um sonho de participar de um concurso o conselho de Robério é em primeiro lugar fazer tudo o que tenha vontade, realizando seus sonhos pois somos capazes de alcançar tudo que queremos. Hoje ele tem certeza que cada um tem um espaço dentro do Carnaval, cada um tem a sua luz e para participar de qualquer concurso em qualquer segmento é preciso se entregar, fazer valer a pena, pois todos entram campeões e vão perdendo por detalhes mínimos em cima do palco.
Suas inspirações no samba são da época em que fez parte do Grupo Miscigenação sendo o coreógrafo Marcos e a Fabiana que na época era Musa da bateria da Mocidade Alegre. Entre outras pessoas que ele admirava esta Tânia Alves, Dalton, repórter da Globo e tantos outros nomes que fizeram história e colaboraram com a arte do samba no pé.
Robério Theodoro tem alguns enredos que marcaram sua trajetória e ele pontua cada um com muito carinho como o de 1995 da escola de samba Mocidade Alegre pontuando sua estreia no samba. O enredo de 2006 da escola de samba Barroca Zona Sul, por ter desfilado na frente da bateria. O ano de 2009 foi um ano muito especial para Robério, pois foi coroado o Rei Momo e desfilou a frente de todas as escolas de samba de São Paulo. O enredo de 2011 da Mocidade Alegre foi marcante por não ter entrado na avenida. O ano de 2012 com a Mocidade Alegre por ter representado o Exu na Comissão de Frente. O enredo de 2013 na Mocidade Alegre por uma escultura no Abre Alas da escola com o seu rosto e o enredo de 2018 da escola de samba Pérola Negra.
Para cruzar a linha amarela, Robério Theodoro entra de corpo, alma e amor! Considera um momento mágico e único pisar no maior palco a céu aberto do mundo.
Para a Comissão da Pérola Negra 2023 podemos esperar muita diversão, dança, alegria. Será uma grande homenagem ao Jair Rodrigues e estão preparando um trabalho encantador e divertido.
Com toda sua entrega para o Carnaval, podemos esperar um Robério que se supera a cada ano. Com muita dedicação ele se prepara para fazer o seu melhor para agradar a todos que vão prestigiar. Como ele mesmo diz, “vem coisa linda e insano”. Aguardaremos ansiosos.
Que sua arte continue a prosperar e sua estrela continue a brilhar!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa