VOCÊ NA SAMPA – Lucas Costa – Garoto Samba no Pé

Vencedor do Concurso “Garoto Samba no Pé” da Universidade Zumbi do Palmares, Lucas Costa conta sobre sua trajetória no samba

Crédito: Arquivo Pessoal

O nome dele é Lucas Costa! Malandro de Ouro, com riscado e leveza impecáveis. Começou no Carnaval ainda na barriga da sua mãe. Seus tios tinham uma escola de samba e ele praticamente nasceu no samba.
A dança sempre fez parte da sua vida. Nunca teve aulas para aprender a sambar ou dançar, mas traz o dom de sambar de dentro da alma.
No final de semana em que comemoramos a Consciência Negra, Lucas Costa foi vencedor do Concurso de Samba no Pé da Universidade Zumbi dos Palmares ganhando uma bolsa de estudos no curso de sua escolha. Para ele, nesse momento em que o país passa por tantas mudanças, por tantas dificuldades, e por tantas provações, poder ter uma bolsa de estudos em uma faculdade é a realização de um sonho, que talvez não seria possível sem essa oportunidade concedida ao nicho do Carnaval. Ele sabe das dificuldades que as pessoas enfrentam em suas agremiações e sente-se honrado e agradecido pela conquista deste prêmio.
Sobre realizar sonhos, Lucas Costa tem várias coisas que gostaria de realizar, mas um grande sonho está sendo realizado com essa bolsa de estudos oferecida através deste concurso.
Para ele, a valorização do passista masculino, comparado com antigamente vem melhorando bastante, pois juntos estão construindo o espetáculo. Acredita que todos os setores e quesitos são fundamentais em uma escola de samba e todos devem estar em evidência para o crescimento geral do Carnaval.
Apesar da visibilidade dos passistas hoje ainda ser maior, Lucas acha que ainda falta espaço para meninos da comunidade mostrarem seu talento, poderem ter a oportunidade de estar a frente das baterias como passistas, rei de bateria e destaques de chão. Na sua opinião tem muitos meninos prontos e com potencial para ocupar esses espaços e acrescentar ao espetáculo.
O samba “Samba da Minha Terra” de Dorival Caymmi é um dos sambas que marcaram sua trajetória.
Lucas Costa se considera uma composição das suas próprias inspirações. Tem admiração por muitos sambistas e através dessas referências criou sua própria personalidade no samba.
Tem como prioridade de vida hoje os estudos e tem o Carnaval como maior representatividade por completo. Para ele, é a cultura carregada de histórias que representa amor, força, tradição e muita alegria.
Para 2023, Lucas Costa está preparando muitas novidades! Aguardem!
Que você continue riscando o chão por onde passar com alegria, leveza e brilho nos olhos. Vida longa!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jéssica Souza