Você na Sampa: Paula Moraes – 2ª Princesa do Samba da Uesp

Paula Moraes, 2ª Princesa da Uesp e Rainha de bateria conta sua trajetória no concurso e no samba

Paula Moraes, 2ª Princesa da Uesp, matriz do samba, começou no Carnaval no ano de 2015 através da sua mãe.  A primeira escola que conheceu foi a escola de samba Rosas de Ouro.  Descobriu que alguns amigos da faculdade desfilavam por lá e surgiram convites para desfilar também.  E assim começou desfilando em alas coreografadas junto com sua mãe.

Apaixonada por dança, para ela dançar é sua terapia. No samba, conheceu vários professores, mais se apaixonou e se identificou com o trabalho do seu coach Wander Lopes, no qual foi o profissional que está a mais tempo aprendendo e evoluindo cada vez mais o trabalho de samba no pé. 

Para o concurso Miss Uesp, sua preparação começou em 2019, exatamente 1 ano antes do concurso com aulas super bem preparadas por Wander Lopes que a escolheu como uma de suas candidatas para disputa do concurso. Durante todo esse processo, Paula Moraes fez aulas de técnicas de samba no pé, passarela e com o preparador Djalma Campos teve todo o preparo de postura de palco, comunicação e dicção. Da sua parte também elaborou um treino na academia para apresentar uma estética corporal que atendesse aos critérios de avaliação do concurso. 

Para ela o maior desafio de ser a 2ª Princesa da Matriz do samba são as responsabilidades que o cargo exige. Outras pessoas passam a se inspirar e ela acredita que um dos maiores desafios é mostrar o tempo todo e com constantes evoluções o real motivo de pertencer a corte, pois não basta apenas mostrar o seu potencial no palco do concurso, mais sim durante todo o reinado. 

Paula Moraes também já defendeu outro pavilhão como Rainha de Bateria e diz que assumir o posto de rainha de bateria de uma escola de samba é poder representar muitas mulheres que tem o mesmo sonho, mas que acham que é impossível alcançar. É poder representar o seu respeito e o seu amor não só ao pavilhão, como pela sua bateria através do dom de sambar. 

Dedicada, persistente e comprometida, ela tem um sonho de levar sua arte de sambar para o exterior e continuar construindo sua história dentro do carnaval com novos desafios. 

O samba enredo que marcou sua trajetória foi da escola de samba Rosas de Ouro de 2019, “Viva Hayastan” que traz trechos que descrevem um pouco do seu sentimento com o Carnaval. 

Suas inspirações no samba são grandes Rainhas como Camila Silva, Valeska Reis e Arielen Domiciano e também a musa Alessandra Vânia, da escola de samba Rosas de Ouro, a qual admira sua trajetória.  

Sua prioridade de vida hoje é se dedicar um pouco mais na sua profissão de Personal Trainer com especializações, para futuramente continuar o seu trabalho num espaço próprio.

Dentro do universo do samba, pretende se dedicar ainda mais nas aulas de samba no pé para conquistar posições de destaque em grandes escolas. 

Para as meninas que sonham em ser Princesa ou Rainha do Carnaval o conselho de Paula Moraes é sempre acreditar e não desistir dos sonhos, mesmo que ninguém acredite em você. Nunca se subestimar e apenas surpreender a todos por sempre lutar pelos seus sonhos, objetivos e ideais. 

No dia do desfile passa um flashback na sua cabeça e no seu coração de toda dedicação e preparação para o grande dia. Uma emoção por representar e inspirar outras mulheres a chegarem onde ela chegou, mantendo firme seus pensamentos em transmitir o seu melhor com muita alegria, amor e dedicação através do samba. 

Para o próximo Carnaval podemos esperar da Paula Moraes muito empenho e vontade de conquistar novos espaços e sempre evoluir cada vez mais. 

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jéssica Souza