Karine Grum – Rainha de Bateria da Dragões da Real

Rainha que incendeia, num lugar de gente feliz! É ela, Karine Grum!

Karine Grum/Divulgação

Carnaval entrou na sua vida através da sua avó e suas tias que já desfilavam na escola de samba Dragões da Real. Foi em 2004, quando foi passar o final de semana na casa da sua avó, teve a oportunidade de ir ao ensaio da Dragões e foi amor à primeira vista. Entrou para ala das crianças e nunca mais saiu da escola!

Sempre amou dançar. Quando criança sabia todas as coreografias do grupo É o Tchan e era fã da Carla Perez!

Com uma linda trajetória no Carnaval, Karine Grum acredita que quanto mais você trabalha, mas sorte você terá. Sempre muito dedicada, procurou estar preparada e hoje tem o prazer de desfrutar de todas as oportunidades que surgiram.

Para ela, o posto de Rainha de Bateria da escola de samba Dragões da Real significa um sonho realizado! Um sonho de poder representar o coração da sua escola, a honra de representar seu pavilhão e as pessoas da comunidade. Tudo é muito gratificante.

Acredita que ser Rainha de Bateria também exige algumas cobranças e expectativas, mas procura fazer o seu melhor com muito amor e dedicação e tem dado certo!

Com as mulheres que a cercam aprendeu a ser guerreira, trabalhadora e jamais desistir. Mas no Carnaval, sua grande inspiração é Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira.

Assídua nos ensaios e eventos da escola de samba Dragões da Real, Karine se desdobra em muitas Karines para conciliar trabalho, família e o Carnaval. Dona de uma personalidade forte, ela é mãe, esposa, preparadora física, dançarina, influenciadora digital e empreendedora de sua loja online. Mas para ela, o segredo para dar conta de tudo é se organizar e ter pessoas que possa confiar e contar nessa correria do dia-a-dia.

Suas prioridades de vida são a família, o trabalho, a escola de samba e procura sempre dar o seu melhor em tudo que se propõe a fazer.

Ainda com suspense, diz que tem alguns sonhos para serem realizados, mas que está com projetos encaminhados e que na hora certa todos saberão no que vem se dedicando.

Para cruzar a avenida, Karine treina musculação, participa de todos os ensaios gerais e de bateria. Nos ensaios de bateria mais especificamente, costuma dar um up no treino colocando pesos nas pernas e nas costas para simular o peso do figurino. Além disso, faz aulas de preparação e samba no pé.

Muitos sambas enredos marcaram sua trajetória, cada ano marcou de uma forma diferente, mas em especial destaca o ano de 2005, “O misterioso mundo marinho, com suas lendas, encantos e riquezas” que foi o seu primeiro desfile na ala das crianças. O ano de 2011 “A felicidade se conta em contos”, por ser seu primeiro ano como passista e ainda ganhar o título do acesso. O ano de 2016, “Surpresa, advinha o que eu trouxe para você”, que foi o ano que desfilou grávida na ala das passistas. O de 2017, “Dragões Canta Asa Branca”, que foi um desfile especial e não podia faltar o de 2022, “Adoniran”, que foi o seu primeiro ano como Rainha da Bateria.

Karine Grum, revela que tem vários rituais para entrar na passarela do samba! Faz suas rezas, ascende velas, toma os seus banhos, faz preceitos. Mas bem ali, antes de entrar na avenida, agradeço a Deus e aos orixás, entra e sai com pé direito, além de tocar o chão do Anhembi pedindo licença! 

Para que tem um sonho de estar a frente de uma bateria, o conselho de Karine é “sempre fazer o seu melhor, com muito amor e dedicação, sem esperar nada em troca para não criar expectativas demais. Pois assim, tudo o que vier acontecer será mágico. A dedicação e preparação é sempre muito importante, pois as oportunidades vêm sem avisar e se não estiver pronta pode ser que nunca mais tenha essa chance. Faça com e por amor, por você, para se sentir feliz e realizada.”

Levando em consideração as suas conquistas, Karine Grum olhando toda sua trajetória no Carnaval hoje sente-se orgulhosa, apesar de todos os obstáculos. Sente orgulho de nunca ter desistido de sonhar. Sente orgulho de sua intensidade e dedicação por fazer algo que ama, mesmo com algumas pessoas tentando dizer que esse já não era um caminho de vitória.

A Karine hoje, diria para ela mesma ser sempre essa menina mulher intensa, determinada, alegre, verdadeira, humilde e apaixonada pelo que faz.

Que sua estrela continue brilhando e que você possa se realizar cada dia mais!

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa