Amanda Martins – Rainha de Bateria da Primeira Cidade Líder

Amanda Martins, Rainha de Bateria da Escola de Samba Primeira Cidade Líder, conta sua trajetória e seu amor pelo samba.

Amanda Martins/Divulgação

Rainha da bateria da Batucada de Primeira, da Escola de Samba Primeira da Cidade Líder, Amanda Martins começou sua trajetória no samba desde a barriga da sua mãe! Segundo sua família, sua mãe estava no ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde uma semana antes dela nascer e desde então segue apaixonada e atuando no Carnaval! 

Muito afinada com a dança, estudou outros ritmos quando era mais nova, mas o samba no pé desenvolveu desde os 10 anos de idade, no seu primeiro ano como passista na escola de samba Nenê de Vila Matilde na Ala Passistas de Todos os Tempos. 

Para ela, o posto de Rainha de Bateria significa potência, reconhecimento e desafio. Potência por ser um cargo de presença, responsabilidade, oportunidade de crescimento e influência positiva em diferentes perspectivas. 

Reconhecimento por ser um sonho realizado através de um caminho que foi construído com muito carinho e integridade e desafio por estar sendo vista, acompanhada e até ser um espelho para quem sonha em estar ali um dia.

Amanda não deixa de frisar que nem tudo são flores, que também existem muitos perrengues ao longo do caminho.

Seu grande desafio tem sido mostrar quem é Amanda Martins por traz da Rainha que se apresenta, tirando do contexto o olhar pejorativo de ser apenas um cargo. 

Ser uma Rainha de Bateria, para ela é desafiador. Amanda acredita que atualmente estamos vivendo um Carnaval capitalizado, onde um cargo de tradição, peso cultural e representatividade tem sido visto como um recurso para algumas agremiações. 

Para ela reforçar diariamente sua posição frente ao seu talento, merecimento e amor pelo pavilhão não deveria ser um fardo, e sim reconhecimento como Sambista.

Sua maior realização enquanto Rainha de Bateria foi o reconhecimento, através do Prêmio Recordar é Viver de Melhor Rainha de Bateria do Acesso II – 2022.

Uma de suas grandes inspirações no Carnaval é Ariellen Domiciano, que ocupou o cargo de Rainha de Bateria de Nenê de Vila Matilde de 2015 a 2018 e em 2022 voltou para abrilhantar a escola como Destaque de Chão.

Tem como prioridade de vida sua família e sonha em viajar o mundo, conhecendo diferentes culturas.

Para quem sonha em ser Rainha de Bateria, Amanda Martins deixa o conselho para nunca deixarem de sonhar, trabalhar e persistir para isso acontecer. Ressalta ainda que é preciso construir um caminho com integridade, princípios e nunca esquecer da verdadeira essência. 

O samba enredo que marcou sua vida foi o de 2019 da Primeira Cidade Líder, “Sou brasileiro, vou festejar”, sendo seu primeiro ano como Rainha no Anhembi. 

Tirando o foco com a fantasia, preparo físico e estético, Amanda preza por estar com sua família, cuidar da sua energia e centrando a mente dias antes do desfile. Isso faz com que ela se sinta segura e preparada para esse momento tão especial. 

Para 2023, podemos esperar uma Amanda realizada, otimista e pronta para superar 2022 que considera um ano incrível.

Que sua estrela continue a brilhar e você conquiste tudo o que desejar! 

Texto: Mariana Mello

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa