2023: Escolas de samba agitam o mundo do carnaval com lançamentos de enredos

As agremiações paulistanas já estão se preparando para construir o próximo desfile apostando em temas que tem a missão de surpreender a sua comunidade e os apaixonados pelo espetáculo a céu aberto

Após um curto intervalo depois do fim do carnaval 2022 as agremiações paulistanas já estão empenhadas em desenvolver a festa do próximo ano. Neste último fim de semana o público carnavalesco pode conhecer alguns temas que serão contados na avenida em 2023 que abrangem desde temáticas políticas, passando por homenagens até  lúdicas. Conheça alguns enredos que vão brilhar no sambódromo do Anhembi no ano que vem:

Barroca Zona Sul 

Décima colocada na disputa carnavalesca de 2022, a Barroca vai se aventurar por outros caminhos no próximo ano. A agremiação apostou em enredo com conteúdo histórico e político falando sobre a tribo índigena Guaicurus. Os índios Guaicurus  vieram dos índios Mbayás e se concentravam na região do Pantanal brasileiro. Os Guaicurus defenderam a região de invasores espanhóis e portugueses e se tornaram exímios cavaleiros, derrotando todos aqueles que quisessem dominar suas terras. 

Vila Maria

A tradicional agremiação da Zona Norte de São Paulo vai contar seus 68 anos de história na pista do Anhembi.  Idealizado pelo carnavalesco Cristiano Bara, o enredo “Vila Maria. Minha Origem. Minha Essência. Minha História! Fonte de Amor Muito Além do Carnaval” fará a comunidade fazer uma viagem do tempo relembrando desde os primeiros anos da fundação ressaltando os momentos marcantes como a  estreia da escola de samba  no Grupo Especial foi em 2002 até os dias atuais. Em 2023, a  Vila Maria será a quarta agremiação a desfilar na sexta-feira de carnaval. 

Tom Maior

“Um culto às mães pretas ancestrais” será o enredo da Tom Maior de 2023. O público do samba vai encontrar o enredo envolto em ancestralidade e religiosidade africana apresentando às mães pretas como é a origem do mundo e o começo de tudo. ”A Mãe que carrega a cabaça no ventre, símbolo da fertilidade e da criação. A fecundidade da vida”.

Dom Bosco de Itaquera 

Em homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, a Dom Bosco de Itaquera vai apresentar na passarela do samba um resumo da vida e obra do artista brasileiro.O enredo “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia” vem com assinatura da comissão artística da agremiação que é composta pelo diretor Danilo Dantas, Alexandre Callegari, Diego Araújo, Karina Monteiro, Rodrigo Dias e Raphael Soares.

Deixe seu Comentário

Jéssica Souza