Modernismo: Saiba sobre as artes atuais da Pinacoteca

Com uma grande quantidade de obras, o local abrange conhecimento sobre a arte moderna

Foto: Pinacoteca de São Paulo / Reprodução: Flickr

Sendo um conjunto de movimentos culturais e estilos que estavam presentes no séc. XX, o Modernismo, além de uma escola literária e com uma visão sobre ruptura com padrões e inovação, está muito bem representado em um dos museus mais conhecidos e importantes de São Paulo: A Pinacoteca.

A Pinacoteca possui produções brasileiras do séc. XIX, e diálogos sobre culturas do mundo. O Museu é o mais antigo da cidade, tendo sua fundação em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Antigamente, o local foi iniciado com 26 obras e atualmente conta com mais de 11 mil peças. Entre eles: artes de Anita Malfatti, Almeida Júnior, Cândido Portinari entre outros. A Pinacoteca de São Paulo é uma organização da sociedade civil de direito privado, e não obtém fins lucrativos. No momento, o Museu também abriga artes temporárias de arte contemporânea, arte sobre religiosidade brasileira, escravidão, entre outros.

O modernismo no Brasil foi um movimento artístico cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social. Uma das características deste estilo de arte são: revisitação crítica do passado do país e da cultura, predominância do humor, da ironia e da irreverência.

O Museu também possui artes mais famosas e vistas pelo mundo , como é o caso do quadro Abaporu da artista Tarsila do Amaral , sendo uma das estrelas da arte moderna. E o quadro Mãe Preta de 2014 do artista Sidney Amaral.

O local possui 116 anos desde sua inauguração em 25 de dezembro de 1905, e hoje tem Jochen Volz como diretor.

A Pinacoteca está localizada na Praça da Luz, 2. O funcionamento é de quarta a segunda, das 10h às 17:30. Os ingressos custam 20, 00 (inteira) e 10,00 (meia). Aos sábados a entrada é gratuita para todo o público. Vale ressaltar que é obrigatório mostrar o comprovante de vacina para entrar no Museu.

Veja abaixo algumas da área da Pinacoteca de São Paulo:

Quadro: Vote, 1965/ Artista: Carlos Vergara/ Reprodução: Jeniffer Alves

Quadro: Espaço Convexo, 1954/ Artista: Valdemar Carneiro/ Reprodução: Jeniffer Alves

Quadro: Sem título, 2012 / Artista: Rodrigo de Azevedo/ Reprodução: Jeniffer Alves
Quadro: As duas colunas mestras, 1969 /Artista: Ismênia Coaracy/ Reprodução: Jeniffer Alves

Quadro: Mãe Preta/ Fúria de Iansã, 2014 / Artista: Sidney Amaral/ Reprodução: Jeniffer Alves
Deixe seu Comentário
Artigo de

Jeniffer Alves