Grupo Especial do Rio de Janeiro fecha carnavalescos para 2023

Última escola a definir foi a Estação Primeira de Mangueira, na tarde desta segunda-feira (9)

Comissão de frente da Grande Rio. Foto: Anderson Almeida

O Grupo Especial do Rio de Janeiro vai para 2023 com importantes mudanças nas equipes das escolas de samba.

O Grupo Sampa vai atualizar quais são os carnavalescos que desenvolverão os enredos para o próximo Carnaval.

A campeã Grande Rio irá repetir a dose e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora permanecerão na agremiação de Caxias em busca do bicampeonato. A dupla já definiu o enredo para o próximo Carnaval, que homenageará o sambista Zeca Pagodinho.

Na Beija-Flor, Alexandre Louzada continua como carnavalesco, e André Rodrigues chega pra completar o time da escola de Nilópolis para 2023. A agremiação levou para a avenida o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, e ficou com a vice-colocação.

A terceira colocada, Viradouro, apostou na renovação de um de seus carnavalescos para o próximo Carnaval. A escola de Niterói, que foi campeã em 2020, renovou com Tarcísio Zanon, mas Marcus Ferreira se desligou da agremiação e seguirá em carreira solo.

Comissão de frente da Unidos do Viradouro. Foto: Anderson Almeida

Antes mesmo do desfile das campeãs, foi confirmado que Paulo Barros é o novo carnavalesco da Unidos de Vila Isabel. A escola que homenageou Martinho da Vila, um dos principais personagens de sua história, teve o enredo desenvolvido por Edson Pereira. Paulo já teve uma passagem pela escola de Noel em 2009, com Alex de Souza, e em 2018, com Paulo Menezes, o carnavalesco assinou o enredo “Corre que o futuro vem aí”.

Comissão de frente da Unidos de Vila Isabel, que homenageou Martinho da Vila. Foto: Anderson Almeida

Já a Portela foi uma das escolas que renovou seus carnavalescos para 2023. Renato Lage e Márcia Lage estão na Portela há dois carnavais e levou à Sapucaí o enredo sobre o Baobá, árvore sagrada de origem africana. A escola confirmou que, no próximo Carnaval, irá homenagear o seu centenário, que será completado em 11 de abril do próximo ano.

O Acadêmicos do Salgueiro fechou com Edson Pereira, após o desligamento de Alex de Souza, que esteve na agremiação há quatro carnavais, e assinou o último enredo “Resistência”, ficando com a sexta colocação.

Após seis carnavais e dois campeonatos, Leandro Vieira se desliga da Estação Primeira de Mangueira. A escola foi a última a anunciar quem seria o novo carnavalesco, e apostou também em uma dupla: Guilherme Estevão e Annik Salmon irão desenvolver o Carnaval da verde e rosa em 2023.

A Mocidade Independente de Padre Miguel, após estar “arerêtizada” na Sapucaí em 2020 com o enredo que homenageava seu orixá regente, fechou com o carnavalesco Marcus Ferreira, que saiu da Viradouro. A agremiação fez um post especial de agradecimento a Fábio Ricardo, que assinou o último Carnaval pela escola.

A Unidos da Tijuca segue com seu carnavalesco para 2023. Jack Vasconcelos assinou o enredo deste ano, que contou na Marquês de Sapucaí a lenda do guaraná. Em seu post oficial, a escola, que teve duas notas 9.8 e uma 9.9 em enredo, disse que “Jack deixou a nação tijucana encantada com tanta ousadia, cores e criatividade”.

A professora Rosa Magalhães se desligou da Imperatriz Leopoldinense. Na dança de cadeiras do Rio de Janeiro, Leandro Vieira foi quem chegou (na verdade, retornou) à Rainha de Ramos para desenvolver o próximo Carnaval.

No lugar de Paulo Barros, a Paraíso da Tuiuti anunciou uma dupla para 2023. Rosa Magalhães e João Vitor Araújo são os novos carnavalescos da azul e amarela de São Cristóvão. João já esteve na agremiação em 2020 e teve passagens em escolas como Rocinha, Cubango e Unidos de Padre Miguel. Já Rosa Magalhães tem uma longa carreira na Sapucaí, assinando desfiles memoráveis como a de 2013, na Unidos de Vila Isabel, com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – ‘Água no feijão que chegou mais um'”.

Por fim, a agremiação que foi a campeã da Série de Ouro e desfilará pelo Grupo Especial em 2023 também teve mudanças para o próximo desfile. O Império Serrano anunciou a saída de Leandro Vieira e a chegada de Alex de Souza. A Serrinha contou na avenida a história do capoeirista baiana Besouro Mangangá.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna