Primeiro museu moderno no país: Conheça a história do MASP

Fundado em 1947, o museu foi criado para questionar tradicionais modelos de museus europeus

A inauguração do MASP se deu em 1947, totalizando 75 anos desde esse período.Foto: Wikipedia

Certamente, a cultura tem um papel excelente na formação do nosso conhecimento, e os museus contemplam essa finalidade. O MASP – museu de Arte de São Paulo ─ possui uma grande qualidade em suas obras; nos fazendo refletir sobre a arte moderna. Além disso, é considerado o primeiro museu moderno do país. A inauguração do espaço se deu em 1947, totalizando 75 anos desde esse período. Atualmente, o museu conta com a administração do diretor Heitor Martins e do curador Adriano Pedrosa. Porém, foi concebido e idealizado pelo jornalista Assis Chanteaubriand, e com o crítico Pietro Bardi.

Para quem não tem conhecimento, o museu é particular mas não possui fins lucrativos. Ao longo de sua trajetória, o MASP já obteve grandes atitudes importantes para a arte, juntamente com o desempenho de transmitir tendências artísticas depois dos grandes efeitos da Segunda Guerra Mundial. O local conta com uma das mais especiais obras de arte ocidental da América Latina, do hemisfério sul, de arte brasileira, arte africana e asiática; tendo uma proximidade de 8 mil peças. Contudo, o museu também acolhe uma das melhores bibliotecas sobre a arte do país. Seus estilos arquitetônicos são de arquitetura moderna, e arquitetura brutalista, sendo criada pela arquiteta Lina No Bardi, a qual foi escolhida para desenvolver o projeto.

De acordo com o relatório anual de atividades do MASP, mais de 140 mil pessoas visitaram o espaço só em 2020, demonstrando a aceitação e reconhecimento sobre o museu.

O MASP fica localizado na Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, e tem seu funcionamento de terça à domingo das 10h às 18h. Os ingressos custam 50 reais, sendo meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos, e entrada gratuita para menores de 11 anos. As terças- feiras os ingressos são gratuitos para todo o público.

São Paulo possui uma grande diversidade sobre museus de grande excelência, e com certeza o MASP é um dos grandes exemplos. Visite- o!

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jeniffer Alves