Samba, Suor e Saudade: Quitéria Chagas conta sua trajetória no Carnaval carioca

Quitéria Chagas. Foto: Acervo pessoal

Samba

Quitéria Chagas é rainha da escola de samba Império Serrano e embaixadora da Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba).

Quitéria começou no samba como passista da União da Ilha em 1999. Além disso, participou de um concurso para ser rainha de bateria da Unidos de Santa Marta e venceu, sendo a primeira vez como rainha. Depois, durante um ano, foi rainha de bateria da União da Ilha, quando a escola foi para a Série A. Quitéria conta que nesta época, também fazia o programa “Canta e Dança”, da Carla Perez.

Depois disso, Chico Spnoza deu à Quitéria a oportunidade de desfilar num carro alegórico na Unidos do Viradouro, e também foi convidada para realizar um teste na TV Globo, o qual passou, e foi do corpo de dança de todas as agremiações. “Foi ali que conheci personalidades importantes do samba e recebi o convite para desfilar no Império Serrano”, relata a rainha.

“A presidente Neide me apresentou a comunidade e, graças a Deus, fui acolhida por todos os baluartes, velha guarda e baianas. Sou agradecida por permanecer por tantos anos nessa grandiosa escola”, completa.

Suor

Neste espaço, os sambistas abordam as dificuldades que enfrentaram no Carnaval. Quitéria relata de uma situação de quando saiu do Império Serrano por “um problema de comercialização do posto” e ficou sem desfilar. Depois disso, Quitéria comenta que recebeu um convite para desfilar pela Unidos de Vila Isabel como musa. “Foi maravilhoso”, conta.

Quitéria também aborda alguns comentários que ouvia durante o início de sua trajetória e como chegou na Império Serrano: “Sendo mulher preta, ouvi tanto que era díficil, que era impossível ter dinheiro e fama, e eu ainda estava engatinhando no meio artístico, então não tinha grana. Graças ao Império e a comunidade, tenho uma gratidão enorme de ter conseguido esse cargo que era tão almejado e importante, mas na época não era tanto para mulheres negras”.

Saudades

Quitéria Chagas comenta sobre as saudades que sente no mundo do samba: “Saudades eu estou dos desfiles, ensaios de rua, ensaios técnicos de estar com a comunidade. Pudemos matar um pouco a saudade no desfile que a Liga fez, e foi muito bom rever amigos e sentir a energia”.

Acompanhe o trabalho de Quitéria Chagas:

Instagram: @quiteriachagas

Texto: Jace Lucas

Edição: Victoria Vianna

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa