A importante retomada da rotina dos ensaios técnicos

Ensaio técnico da escola de samba Vai-Vai. Foto: Megui Donadoni/G1

As escolas de samba estão retomando as atividades com toda força para que tudo saia perfeito e sem falhas nos desfiles do próximo Carnaval. Um misto de alegria e emoção já está em nossos corações. Até o dia da festa, muitas etapas devem ser cumpridas pelas comunidades do samba, e para dar conta do recado, a saúde do sambista precisa estar em equilíbrio, portanto, um dos pilares para fazer acontecer, é cuidar da alimentação.

A alimentação atua de forma preventiva, evitando que a pessoa desenvolva gripes, resfriados e outras infecções causadas por vírus e bactérias. Alimentar-se bem é imprescindível para aquele que participa dos ensaios, que vai desfilar e que faz parte dos eventos e apresentações de sua agremiação.

Tenha sempre em mente:

  • Ingerir alimentos que deem energia para aguentar o pique das horas de permanência em quadra ou outras atividades. O ideal é observar o volume e a qualidade, optando por refeições completas semelhantes às preparações caseiras ou ainda lanches acompanhados de sucos naturais, são algumas das opções viáveis.
  • Manter-se hidratado (beber água), para repor as perdas ocorridas pela transpiração decorrente do gasto de energia, quando da movimentação sambando ou fazendo as coreografias.
  • Adequar a alimentação aos horários dos ensaios para dar o seu máximo seja na quadra ou nos ensaios técnicos do Sambódromo. Uma sugestão é levar sua própria refeição. Afinal de estômago vazio não se para em pé, não é mesmo?
  • Salientar esses detalhes faz todo o sentido, pois sabemos que na empolgação ou na preocupação de verificar outras providências necessárias, acaba-se deixando a alimentação em segundo plano, portanto procure alimentar-se, bom ensaio e bom Carnaval.

Texto: Dra. Dulcinéa Carvalho – Nutricionista.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa