Samba, Suor e Saudade: Mestre-sala Matheus Machado relata sua carreira no mundo do samba

Matheus Machado. Foto: Reprodução/ Instagram

Samba

Imperiano de DNA, filho de Andrea Machado, porta-bandeira e neto de Aluísio Machado, um dos maiores compositores do Império Serrano, Matheus Machado é o primeiro mestre-sala do Império Serrano.

“Comecei bem pequenininho com minha mãe, que me colocava para ensaiar dentro de casa e na época ela era porta bandeira da Portela. Com isso fui pegando gosto pela dança do mestre-sala e da porta-bandeira”, conta.

Matheus começou no Império do Futuro como terceiro mestre-sala, passando depois para segundo e primeiro.

Em 2013, através do Presidente Átila, assumiu como terceiro mestre-sala no Império Serrano, onde permaneceu nos anos de 2014 e 2015.

Em 2016, 2017 e 2018 desfilou como segundo mestre-sala com a porta-bandeira Maura.

Nos anos seguintes, de 2017 a 2019, desfilou também na Lins Imperial, onde tirou notas máximas por três anos consecutivos.

Em 2020, Matheus recebeu a oportunidade de assumir o primeiro pavilhão do Império Serrano, onde tirou notas máximas com a porta-bandeira Verônica. “Estamos até hoje, graças a Deus, nos preparando para o próximo Carnaval”, afirma o sambista.

Suor

Nesta parte do projeto, os sambistas contam um pouco dos desafios que encontraram em seu caminho. Matheus aborda sobre o Carnaval de 2020, no Império Serrano, em que ensaiava incansavelmente para entregar o seu melhor na avenida: “A gente sabia que não seria fácil, mas eu e Verônica nos demos as mãos e ensaiamos incansavelmente, até dois ensaios por dia. Primeiro ensaio na escola de ballet e depois de madrugada na Sapucaí”, afirma.

Saudade

Ao abordar sobre saudade, Matheus conta sobre sua segunda mãe, Vilma: “Uma pessoa que cuidou de mim quando eu fui morar com meu pai e há pouco tempo ela se foi. Foi uma pessoa muito importante na minha vida e a ela eu agradeço a paz, que veio da criação dela, que sinto hoje”.

Matheus homenageia também seu pai, Américo, que foi presidente de bateria do Império Serrano, e sua mãe, Andreia. Ambos o incentivaram bastante em sua trajetória.

Acompanhe o trabalho de Matheus Machado:

Instagram: @matheusmachado_ms

Texto: Jace Lucas

Edição: Victoria Vianna

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa