Artista parintinense pinta tela inspirada na pureza da mulher indígena

Estudante do 7º ano da rede municipal do Amazonas fez curso no Liceu de Artes de sua cidade e iniciou sua carreira inspirado por seu tio 

 Raílson Gomes, artista parintinense. Foto/Reprodução: Divulgação



O artista de 12 anos, Raílson Gomes é portador de uma deficiência rara chamada Artrogripose Múltipla, o pequeno é morador da cidade de Parintins no Amazonas e foi aos 6 anos que o interesse para desenhar surgiu, Raílson tem como inspiração seu tio, no início de sua carreira , suas artes eram de desenhos animados feitos a lápis, onde o mesmo usava as folhas de seu caderno para expressar o seu dom. 

Estudante do 7º ano da rede municipal, fez curso no Liceu de Artes de sua cidade, onde era levado de bicicleta pela sua mãe ao curso, em 2019 participou da Marujada do Boi Caprichoso e da sua primeira exposição de arte contemporânea. 

Em março deste ano Raílson começou projeto cultural “Arte de Curumim” do artista Glaucivan Silva, tendo o seu primeiro contato com tela e tinta, desenvolvendo para a sua primeira exposição de tela a pintura em preto e branco, de uma Índia com sua preguiça fugindo do fogo, arrancando elogios de seu professor. 

Raílson Gomes, com suas suas obras Foto/Reprodução: Divulgação

Com o fim do curso, Raílson resolve continuar usando o dom que Deus lhe deu, mais a ajuda de seu amigo Glaucivan, para pintar uma nova tela, porém desta vez colorida. 

Intitulada de “A Pureza da Mulher Indígena”, tendo a inspiração na beleza destas mulheres guerreiras junto com o pedido de resistência aos Povos Originários, a obra ganhou rapidamente tamanha repercussão, que logo foi vendida. 

Para Raílson, é muito gratificante o reconhecimento do seu trabalho e sempre agradece a Deus e os amigos que o sempre apoiam, e aproveita para deixar uma mensagem motivadora para todos: 

“Nunca vá pelo caminho mais largo, tudo que vem fácil, vai embora fácil. Não tenha medo do que a sociedade vai pensar de você, o preconceito está aí, mas é você quem vai decidir como vai lidar com isso. Eu respondo com minha arte, dedicação e força de vontade. Sou persistente e vou estudar muito para dar o melhor para a minha família. NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!”

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jéssica Souza