Diretora de Responsabilidade Social da Vai-Vai ganha prêmio ‘Ruth de Souza’ concedido pelo Conselho Estadual da Comunidade Negra

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo realizou a entrega do prêmio

Niltes Lopes, Departamento de Responsabilidade Social e Cultural da escola de samba Vai-Vai. Foto/Reprodução: Divulgação

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou na última sexta-feira (27) a entrega do prêmio “Ruth de Souza” para mulheres que se destacaram na luta pelo desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade negra.

O evento que ocorreu no auditório “Espaço da Cidadania André Franco Montoro”, localizado no centro da capital paulista, foi promovido pelo Conselho em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de julho.

Em sua saudação, o presidente do CPDCN, Gil Marcos Clarindo dos Santos, lembrou que a data é de comemoração, mas também de reflexão para pensarmos em novas políticas públicas de inclusão. “Sabemos que as mulheres negras são as maiores vítimas das desigualdades e da violência. Temos que mudar esse cenário. Acredito que o melhor caminho é a educação, porque ela abre portas e oportunidades”, disse Gil Marcos.

No encerramento da cerimônia, o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Moratti Filho, parabenizou os envolvidos pela iniciativa e ressaltou que o Estado de São Paulo é pioneiro na adoção de políticas de enfrentamento ao racismo. “Com a criação do Conselho Estadual da Comunidade Negra, da Coordenação de Políticas para a População negra e Indígena, da promulgação da Lei nº 14.187, que pune administrativamente a discriminação em razão de raça e cor, entre outras políticas, avançamos muito no combate à discriminação. Ainda temos muito a fazer, mas com certeza, estamos no caminho certo”, concluiu.

A premiação realizada anualmente homenageou Niltes Lopes, Diretora do Departamento  de Responsabilidade Social e Cultural da escola de samba Vai-Vai.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jéssica Souza