Hernane Sirqueira

Hernane Siqueira carnavalesco, Artesão. Atua no Carnaval do Brasil desde 1997.

Sendo seus maiores trabalhos no eixo Rio x São Paulo. Produtor cultural desde 2001, atua no cenário da visibilidade e potencialidade da Cultura Popular

Por 20 Anos esteve a Frente da HS Brasil onde fomentou a produção de projetos de Figurinos, cenografia e Produções Artísticas voltados a teatro, áreas recreativas de Renomados Shoppings do Brasil e empresas de entretenimentos.

Atualmente está a Frente da Artesão Studio de Art promovendo capacitação e desenvolvimento do empreendedorismo entre os artesãos do Pais. Valorizando a sustentabilidade e a expansão do trabalho criativo como fonte de renda principal entre os artistas.

O Artesão

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. A produção Artesanal ou em pequena escala de bens e produtos consagra esta pratica que atravessa gerações trazendo sempre uma forma nova de reutilização de objetos ou inovação através de produtos e descartáveis, sendo a sustentabilidade o mais novo conceito da produção efetiva e atual dos Artesãos. No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de carácter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato.
 
Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:
 
Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo (arte naif) etc.
Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.
Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas, jarros, jóias, potes etc).
Deixe seu Comentário

Sampa Revista