8 pontos turísticos de São Paulo para visitar online

Confira como visitar as principais atrações da cidade sem sair de casa

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto: Marcelo Ilha / Reprodução Pinacoteca

São Paulo é nacionalmente conhecida pelo seu turismo de negócio, mas quando falamos de turismo recreativo, o estado é o quinto colocado, segundo a Pesquisa de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil, ficando atrás somente do Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

Mas, você deve estar se perguntando: Como aproveitar as atrações turísticas de São Paulo durante a pandemia? Muito bem, através dessa matéria você vai conferir uma lista com as principais atrações da cidade para turistar sem sair de casa.

Começando pelo centro da cidade, localizado na Avenida Tiradentes, o Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma coleção de obras que foram criadas entre o século XVI e XX, contendo peças raras e um acervo com mais de 18 mil itens, entre eles, estão obras de Frei Agostinho de Jesus e Aleijadinho.

Você pode conferir todo o acervo e visualizar a exposição virtual “O Museu de Arte Sacra visto de perto” na plataforma do Google Arts & Cultere. Confira.

Ponto de parada obrigatório para quem visita a cidade o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), localizado na Avenida Paulista, é um dos mais importantes museus da América Latina, possuindo um dos maiores acervos de arte ocidental da América Latina.

Através da plataforma Google Arts & Cultere você vai poder conferir as seguintes exposições: “Arte na moda: Coleção MASP Rhodia”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, “Arte no Brasil até 1900”, “Arte da França: de Delacroix a Cézanne” e muitas outras atrações virtuais. Confira.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo ocupa o prédio localizado na rua Álvares Penteado, construído no ano de 1901. Sua edificação é considerada eclética, pois mistura o estilo Neoclássico com o Art Nouveau. O CCBB São Paulo é o terceiro centro cultural mais visitado no país e você também vai poder visitar o local de forma online e gratuita.

No Google Arts & Cultere estão disponíveis 4 exposições “FILE SOLO – Lawrence Malstaf”, Erwin Wurm – O corpo é casa”, “CCBB São Paulo” e “Amelia Toleto: I remembered That I Forgot”. Confira.

Se você gosta de esporte anota essa dica, O Museu do Futebol que tem como sua sede o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em parceria com o Google criou o projeto “Museu do Impedimento”, que reúne histórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres que foram proibidas de praticar futebol no Brasil entre 1941 e 1979.

Também estão disponíveis as seguintes exposições: “Rumo a copa de 1970”, “Memórias da copa de 1970”, “Mário Américo: o massagista das seleções” entre outras. Confira.

O Jardim Botânico de São Paulo está localizado na Av. Miguel Estéfano, mas nem sempre teve esse nome, pois foi somente em 1938 que foi oficializado, juntamente com a criação do Departamento de Botânica, segundo informações retiradas do site da prefeitura do estado. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico estão localizados, passaram a se chamar Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

O Jardim Botânico preparou um tour 360° para você poder conhecer cada espaço do jardim. Confira.

Um dos mais importantes museus de arte do Brasil se encontra no centro histórico de São Paulo, a Pinacoteca foi fundada em 1905 sendo o mais antigo museu de arte da cidade, ocupando o edifício histórico planejado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi.

A “Pina” conta com um acervo de mais de 9 mil obras, através do Google Arts & Cultere você acompanha as seguintes exposições “Benedito José Tobias”, “Mestiço”, “Estevão Silva” e “Octávio Araújo”. Confira.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Joyce Nayra