5 Documentários que retratam o Carnaval

Confira 5 obras que contam a história do Carnaval paulistano e carioca

Documentários sobre o Carnaval paulistano e carioca estão disponíveis no Youtube. Foto: Reprodução

Enquanto o Carnaval não volta, separamos 5 dicas de documentários que contam, por ângulos diferentes, a história da folia paulistana e carioca.

Veja a lista:

1- À Luta Vai- Vai (2020)

Pela primeira vez no grupo de acesso, a Vai-Vai mostra toda a força da sua comunidade durante o caminho de volta ao grupo especial. O filme de Leandro Calixto, Daniel Kfouri e Sérgio Barzaghi, mostram a essência da escola do Bixiga. Assista aqui.

2- Mangueira, 90 anos de Histórias (2018)

No seu nonagésimo aniversário, a verde e rosa carioca conta histórias e curiosidades por meio de personalidades que vivenciaram e foram testemunhas da história da escola. Assista aqui.

3- Lavapés: Ancestralidade e Permanência (2017)

O documentário retrata a história da Lavapés, a mais antiga escola de samba em funcionamento de São Paulo. Contando a trajetória da escola, o curta analisa a transformação do carnaval de cordão para o carnaval das avenidas. Assista aqui.

4- Samba à Paulista – fragmentos de uma história esquecida (2016)

Já parou para pensar quando,onde e como começou o carnaval de São Paulo? O documentário Samba à Paulista – fragmentos de uma história esquecida monta o quebra-cabeça da história do carnaval de São Paulo trazendo os detalhes da parte importante da cultura brasileira. Assista aqui.

5- Na Vila e No Samba – O Orgulho de Ser Nenê (2006)

Quem não tem a curiosidade de conhecer os bastidores da produção de um desfile de carnaval ? No documentário “Na Vila e No Samba – O Orgulho de Ser Nenê”, é possível ver toda a trajetória da Águia Guerreira da Zona Leste para realizar o carnaval do ano de 2006. Na ocasião a agremiação levou para avenida o enredo “Mamma Bahia – Ópera negra Lídia de Oxum”. Assista Aqui.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Jéssica Souza