25 de janeiro: Aniversário da cidade de São Paulo

Em seu 467° ano, cidade promove eventos adaptados e homenageia vítimas da pandemia

são paulo, bet shemesh, city
Foto: Pixabay.com

No dia de hoje, a cidade de São Paulo celebra seus 467 anos e realiza eventos promovidos pela própria prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). As atrações variam entre atividades de conscientização, produções culturais e recreações realizadas de forma online.

A origem da data comemorativa é a fundação do Colégio dos Jesuítas, em 25 de janeiro de 1554, pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O centro foi criado com a intenção de educar e formar indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

Neste mesmo dia, segundo os católicos, ocorreu a conversão do apóstolo Paulo e a data ficou conhecida como o Dia do padroeiro S. Paulo Apóstolo.

Em todos os anos a data é comemorada com diversos eventos culturais em locais espalhados pela cidade e as atrações variam entre shows, exposições, atividades recreativas para crianças, amostras culturais, exibições de filmes etc. Neste ano, para não provocar aglomerações, a prefeitura decidiu que alguns eventos deveriam ser cancelados, como o Troféu Cidade de São Paulo, corrida que já contou com cerca de 10 mil participantes em edições passadas. Outros foram adaptados e passam a ser transmitidos através de redes sociais. Mais de 40 shows de música e apresentações teatrais e de dança estarão disponíveis.

O tema escolhido para este ano é “Memória, Consciência e Esperança” que além de toda tradicional celebração, faz homenagem às vítimas da Covid-19 e também aos profissionais que trabalham na linha de frente do combate à pandemia que ainda afeta grande parte da população paulistana.

A banda de rock Extra Ative fará live às 19 horas pelo Facebook da Casa de Cultura do Campo Limpo (@ccampolimpo). Rafael, o baterista revela que o diverso repertório conta com canções de sucesso de artistas como Mamonas Assassinas, Legião Urbana, Capital Inicial, Reginaldo Rossi, Ultraje a Rigor, Cássia Eller, Roupa Nova e Culture Club.

Na zona Oeste, o Instituto Butantã, responsável pela vacina aplicada em brasileiros contra o Covid-19, realiza transmissão online de projeção em sua fachada fazendo narração sobre os avanços da tecnologia na produção científica.

Na rua Augusta, imagens de profissionais da saúde são projetadas com a intervenção “Protagonistas da Máscara”. Durante a transmissão, usuários do Twitter podem enviar mensagens de apoio pela hashtag #sp467.

No centro, o Theatro Municipal exibe o “Luminárias Pela Vida”, em homenagem às vítimas. A intervenção que conta com 900 velas solares na fachada do prédio, apresenta ainda a Orquestra Sinfônica Municipal com o maestro Roberto Minczuk.

O projeto “Quebrada Viva” leva às periferias da cidade projeções em laser de artistas independentes com frases de conscientização sobre amor, esperança, cuidado e afeto.

Link para programação completa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=29063

Texto: Pamela Vieira

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa