Outubro rosa: câncer de mama também acomete animais de estimação

São Paulo, SP 20/10/2020 –

Durante todo o mês de outubro, as atenções estão voltadas para a prevenção do câncer de mama – e os animais domésticos não podem ficar de fora, sejam eles machos ou fêmeas

Segundo dados disponibilizados pelo Google Trends, a busca pelo termo “Câncer de mama” cresceu 1.200% nos últimos trinta dias. Com a movimentação do Outubro Rosa, campanha que busca conscientizar sobre a doença e promover a importância do autoexame, é natural que isso aconteça.

Ainda assim, o que poucos sabem é que a doença também pode acometer os animais de estimação. O CFMV, Conselho Federal de Medicina Veterinária, relatou alta incidência nos pets: cerca de 45% das cadelas e 35% das gatas desenvolverão tumores mamários. 85% dos casos serão malignos. Vale lembrar que ambos os sexos têm predisposição à doença e não apenas as fêmeas.

Prevenção

Como nos humanos, o maior problema atrelado ao câncer de mama é a identificação tardia. É importante ressaltar que grande parte dos animais são assintomáticos. A descoberta costuma acontecer muito tempo depois, por meio de exames.

Ainda que a melhor forma de prevenção, no geral, seja através da castração precoce, evitar anticoncepcionais também é uma boa opção. Mas a observação não pode ser deixada de lado: se o animal demonstrar dor, secreção, odor desagradável ou feridas nas mamas, é preciso acompanhar. “Se os machucados vierem acompanhados de falta de apetite, vômitos e apatia, o indicado é uma visita do veterinário”, aponta Daniel Bertini, sócio-fundador da Petcli, sistema que conecta prestadores de serviços veterinários e donos de animais de estimação.

Exame feito em casa

Pensando que nem sempre é possível contar com ajuda profissional, abaixo, Daniel compartilha um pequeno passo a passo para realização do exame de rotina, que pode ser realizado por qualquer um.

“O primeiro passo é posicionar o animal de barriga para cima, assim, é possível ter acesso a todas as mamas”, diz Daniel. Nesta posição, é possível palpar e buscar por quaisquer tipos de nódulo ou aumento de volume. 

“É importante realizar esse exame periodicamente. Os tumores têm diferentes tamanhos, variando de milímetros a vários centímetros, e acometem uma ou mais glândulas. Esse pequeno ato de cuidado pode fazer toda a diferença”, finaliza Daniel. 

Conexão e facilidade

A Petcli nasceu com intuito de conectar profissionais da área de saúde veterinária com animais que precisam de algum tipo de assistência ou serviço: o seu amplo portfólio inclui dog walkers, pet sitters, adestradores, hospedagem de animais, táxi pet e até mesmo cursos.

Com título de Plataforma para profissionais do Mercado Pet – e intermédio de uma plataforma de fácil acesso – a Petcli se tornou uma comunidade para todos aqueles que desejam cuidar de seus pets com poucos cliques. 

Sem cobranças ou taxas, a Petcli conecta profissionais e consumidores de forma simples e com toda a acessibilidade necessária. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.petcli.com.br/

Website: https://www.petcli.com.br/

Artigo de