Transcatarina 2020: competições serão retomadas em Santa Catarina

27/8/2020 – Foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina a autorização para o regresso dos eventos e competições esportivas do automobilismo e motociclismo no estado

Na última sexta-feira, dia 21 de agosto, foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina a autorização para o regresso dos eventos e competições esportivas do automobilismo e motociclismo no estado, que, obviamente, deverão tomar todas as medidas de biossegurança impostas pelos governos estaduais e municipais. Essa notícia foi recebida com muita alegria pela organização do Transcatarina – o Caçador Jeep Clube e a SC Racing -, que realizará o encontro nos dias 27 a 31 de outubro. A largada e chegada serão em Fraiburgo, com pernoites em Treze Tílias e Caçador.

“Agora, podemos respirar mais aliviados e torcer para que esta pandemia se mantenha controlada. Ao longo deste período, trabalhamos em diversas soluções para a concretização do Transcatarina, sempre priorizando a segurança de todos os envolvidos, sobretudo, dos moradores dos municípios por onde passaremos”, disse o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. “Estamos bem adiantados e, nos próximos dias, teremos reuniões com os responsáveis das cidades sedes, a fim de traçar os planos necessários de biossegurança. Escalonaremos as categorias para evitar a aglomeração de indivíduos e, para tanto, precisamos conhecer as estruturas e opções disponíveis. Tudo tem sido planejado nos mínimos cuidados e detalhes”, completou.

Medidas de segurança

De acordo com a portaria SES nº 625 de 21 de agosto de 2020, somente será permitida a participação no evento de pessoas que tenha feito o teste de Covid-19 por meio de Rt – PCR até 72 horas antes do início, e com resultado negativo. É obrigatório o uso de máscaras, álcool 70% espalhados em pontos estratégicos para a higienização das mãos, inclusive, nos boxes das equipes.

O controle de acesso aos locais do Transcatarina será rígido, com credenciamento nominal para manter o número mínimo de profissionais e evitar o agrupamento de pessoas. Haverá a aferição da temperatura dos participantes por método digital de infravermelho, considerando a temperatura de corte no máximo de 37,5 graus. Outras determinações da portaria serão rigorosamente seguidas pela organização.

“A secretaria de prova funcionará por horário marcado e com número limitado de inscritos no local. A premiação das categorias de competição e jantares estão sendo estudados quanto a melhor forma de fazermos e, provavelmente, as regras serão definidas no período do Transcatarina”, adiantou Costa.

Transcatarina 2020

Serão cerca de 800 quilômetros percorridos pelo meio oeste catarinense, com largada e chegada em Fraiburgo, e pernoites em Treze Tílias e Caçador. O limite máximo é 250 veículos inscritos, divididos entre as categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3). “Aconselho àqueles que desejam estar conosco, a garantir o quanto antes a sua presença. Algumas categorias já não têm mais vagas, e prevejo que, tão logo, estaremos lotados”, reiterou Costa. As inscrições são feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

Website: http://www.transcatarina.com.br

Artigo de